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Dicas

Saiba como reduzir o estresse no ambiente de trabalho

Redação Bonde com assessoria de imprensa
16 dez 2020 às 09:38
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A fadiga no trabalho é um problema enfrentado por muitos funcionários, mesmo antes do isolamento social. Com a pandemia do novo coronavírus essa situação ficou ainda mais evidente. O retorno ao escritório pode afetar ainda mais a saúde mental dos funcionários, o que pode ser prejudicial para todo time de colaboradores.

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Um estudo global, realizado pela ADP Research Institute, com trabalhadores de quatro continentes, mostra que os profissionais da América Latina estão entre os mais estressados do mundo. Durante o levantamento, dois terços das pessoas ouvidas (65%) na região afirmaram se estressar pelo menos uma vez por semana. Neste grupo, os brasileiros são os mais estressados da região, com 66% dos entrevistados.

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Para manter as emoções equilibradas no trabalho, a vice-presidente de Recursos Humanos da ADP na América Latina, Mariane Guerra, separou cinco dicas para ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse:


Planeje seu dia
Algo simples como organizar as tarefas do dia em listas é um grande aliado para reduzir a ansiedade. "É normal sentir uma queda de produtividade em momentos de estresse. O planejamento diário ajuda a manter o foco e a calma durante o dia. Organizar tarefas por ordem de prioridade, direciona o colaborador para o que é mais relevante e proporciona sensação de alívio com as tarefas concluídas”, pontua Mariane.

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Faça pausas
Interromper uma rotina cansativa pode ajudar muito a aliviar o estresse. Ao longo do dia, programa-se para pausas estratégicas e, mesmo que por alguns minutos, pare e respire. Essa prática traz mais energia, principalmente nos dias mais movimentados.


Realize alongamentos


Procure realizar alongamentos ao longo do dia, isso ajuda a aliviar a tensão que longos períodos, na mesma posição, podem causar aos músculos do corpo. A ginástica laboral, que muitas empresas oferecem aos colaboradores, é uma excelente oportunidade para se movimentar e aliviar a tensão. "Na ADP, por exemplo, a ginástica laboral é realizada em grupo, por meio de vídeo chamada. Assim, além de alongar, os colaboradores podem desligar, por um momento, do trabalho e descansar também a mente” comenta a executiva.


Mantenha atenção na alimentação
No trabalho remoto, é muito comum as pessoas se desligarem da alimentação e pular refeições ou substituir por lanches rápidos. Uma boa alimentação, respeitando as pausas para o almoço, por exemplo, é um ponto fundamental para manter a saúde mental em dia. Por isso, mesmo no home office, respeite as pausas e priorize alimentos mais saudáveis.


Fale com o seu gestor
Manter diálogo aberto sobre esgotamento é essencial nesse momento. Mariane aconselha que esse canal de conversas torne-se cultura dentro das empresas e não somente um item na agenda de reuniões. Falar sobre suas lutas e sucessos no dia a dia pode criar uma rede de apoio que ajuda cada indivíduo a equilibrar as emoções de maneira saudável.

Manter boa saúde mental ajuda toda a empresa a garantir equilíbrio e produtividade. "É necessário reconhecer que esse é um momento, particularmente, estressante. Funcionários e empresas estão passando por situações inesperadas e o diálogo constante é fundamental para se criar o melhor ambiente para todos”, finaliza vice-presidente de Recursos Humanos da ADP.


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