25/10/20
Saúde e beleza

Saiba em qual idade iniciar a suplementação de colágeno

Certamente você já ouviu falar que colágeno é bom para a pele, unhas e cabelos, mas qual é a hora de fazer uma suplementação? O colágeno é um conjunto de proteínas encontradas no tecido conjuntivo ao longo do nosso corpo, portanto é uma proteína estrutural que dá sustentação e proteção a diversos tecidos e órgãos.

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


A partir dos 30 anos de idade a produção de colágeno sofre uma queda e diminui ainda mais a partir dos 50, sem falar que fatores genéticos, ambientais e relacionados ao estilo de vida, como tabagismo, ingestão de álcool, hábitos alimentares, sedentarismo e estresse, aceleram e muito a diminuição.

"A pele da mulher perde, aproximadamente, 30% de seu colágeno nos primeiros cinco anos após a menopausa e, depois disso, 2% ao ano. Logo, é necessário sempre avaliação médica para repor a quantidade adequada de colágeno para diminuir os danos causados pela perda de elasticidade e firmeza da pele após a menopausa”, explica a Natalia Dijkstra, médica clínica geral do Super Dr. Saúde Integrada em Ponta Grossa (PR) e especialista em tratamento de doenças da pele e estética.

No caso da pele o mais indicado é o colágeno do tipo 1, já que cerca de 85% da nossa pele é formada por este tipo e 15% pelo 3. O colágeno hidrolisado é um suplemento tipo 1 obtido do osso e cartilagem bovina, recebe esse nome por que passa pelo processo de hidrólise, onde suas moléculas de proteínas são quebradas em partículas menores facilitando assim a absorção do organismo.

O colágeno hidrolisado pode ser utilizado em pó, que tende a ser mais concentrado, ou cápsula, mas para uma melhor absorção e resultado é preferível que seja à base de peptídeos bioativos do tipo 1 e 2 e não o hidrolisado comum. E vale lembrar que alguns alimentos contêm colágeno como a carne bovina, gelatina, frutas, legumes vermelhos, vegetais verde escuro, ovos e peixe.

O ideal antes de optar pela suplementação é conversar com um profissional da área médica, o qual irá auxiliar o paciente e avaliar se realmente é hora de iniciar a suplementação. Além disso é preciso definir o objetivo do uso, alerta a médica.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Live do Gedal

Astrofísico desvenda mistérios da estrela Eta Carinae, gigante cósmico

24 OUT 2020 às 11h45
Conheça Mark Bryan!

Homem faz sucesso nas redes sociais por usar saia e salto

24 OUT 2020 às 08h00
Renda extra

Jovens e adultos investem em bordado durante a quarentena

23 OUT 2020 às 18h00
Saiba mais

Brasil já registra cerca de 127 mil uniões civis homoafetivas

23 OUT 2020 às 10h43
Folha Entrevista

Economista Marcos Rambalducci mostra prioridades para Londrina

22 OUT 2020 às 09h27
Assista o Gente!

Especialista Cláudio Romagnoli fala como ter um sorriso perfeito e saudável

22 OUT 2020 às 09h20
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados