Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Júpiter e Saturno

Saiba o que é e como observar o fenômeno astronômico raro que acontecerá em dezembro

Victória Vischi - estagiária*
17 dez 2020 às 16:09
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No dia 21 de dezembro acontecerá um fenômeno astronômico raro que não é observado desde a Idade Média. Trata-se da conjunção entre Júpiter e Saturno, os dois maiores planetas do Sistema Solar.


Na astronomia, o nome conjunção é atribuído ao fenômeno em que "quando, visto da Terra, dois astros parecem estar bem próximos (visualmente falando) entre si. Isso não significa que os dois astros estejam fisicamente próximos entre si, é tudo uma questão de perspectiva”, explica Miguel Fernandes, coordenador do Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já é possível observar a aproximação de Júpiter e Saturno no céu. Fernandes informa que a distância aparente entre os dois vai diminuir até que, no dia 21, "eles estarão tão próximos entre si que, a olho nu, deveremos prestar bastante atenção para percebermos que são dois astros e não um só”. Esse alinhamento acontece a cada 20 anos. No entanto, na maioria das vezes, a aproximação não é tão grande. "O último foi em 1623, e a próxima, por volta da 2080”, conta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida

Imagem de destaque
Em rede social

Jair Renan diz que trocou RJ, reduto dos Bolsonaro, por SC devido ao 'povo trabalhador e honesto'

Imagem de destaque
Dados de 2022

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, diz ONU

Imagem de destaque
Veja ranking

Tamarana está entre os municípios com mais casamentos no Brasil


O fenômeno poderá ser visto sem equipamentos, mas o coordenador do Gedal destaca que com o uso de telescópio é possível ter "uma visão ainda mais interessante. Em uma só imagem, poderá ver Júpiter, com suas maiores luas, descobertas por Galileu Galilei em 1609, e Saturno, a 'Joia do Sistema Solar', com seu magnífico sistema de anéis".

Publicidade


Conjunções como essa são possíveis por todos os planetas se encontrarem em um mesmo plano."Como os planetas do Sistema Solar orbitam o Sol numa espécie de 'plano', ou seja, a grosso modo, o Sistema Solar lembra um pouco Saturno, sendo que o Sol seria o planeta e os planetas que conhecemos estariam todos orbitando no plano dos anéis", ilustra Fernandes, mas ressalta que isso é uma "analogia bem grotesca, apenas para termos uma ideia". Devido a essas condições, para acontecer esse fenômeno é apenas necessário que os planetas estejam "alinhados” com a Terra.


Apesar de não existir correlação entre essa conjunção e o Natal, o especialista conta um fato interessante. "Muitos estão chamando isso de 'Estrela de Belém', numa alusão à hipotética 'estrela' que teria surgido quando do nascimento de Jesus Cristo”.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade