Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Novos prazos

Saiba o que fazer se o INSS não cumprir o prazo do seu pedido

Folhapress
17 mai 2021 às 15:18
- Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em junho, novos prazos para receber uma resposta do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a um pedido entram em vigor. Quanto mais "urgente" for o benefício, menor será o prazo. No geral, o instituto ganhou o dobro de tempo para analisar os benefícios.


A ampliação é fruto de acordo entre o Ministério Público Federal e o governo, homologado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em fevereiro deste ano, com objetivo de garantir que o INSS cumpra o tempo-limite de resposta e diminua o número de ações judiciais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para quem vai fazer um requerimento ao INSS ou já está na fila de análises, o maior impacto é na inviabilidade de solicitar o mandado de segurança, recurso utilizado por advogados para garantir a implantação imediata da renda.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sabia?

Vilipêndio de cadáver: legislação do Brasil criminaliza atos praticados contra mortos

Imagem de destaque
Desigualdade

IBGE: 10% mais ricos ganham 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil

Imagem de destaque
De 14 anos

Filha de mulher presa em caso de idoso morto no banco precisa de cuidados especiais, diz advogada

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


Embora alguns prazos tenham sido estendidos, especialistas em direito previdenciário afirmam que é comum o INSS conceder o benefício após os 45 dias estipulados atualmente, utilizando, inclusive, mais 45 dias para dar uma resposta.

Publicidade


O prazo começa a contar a partir da entrega de todos os documentos ao instituto, incluindo os de cumprimento de exigências e perícia médica. "Como o INSS não costuma respeitar os antigos prazos administrativos, também não há confiança de que ele irá respeitar os novos, o que pode fazer com que se demore a ter acesso ao recebimento de um direito", afirma o advogado Rômulo Saraiva.


Se houver descumprimento de qualquer dos prazos do acordo, uma Central Unificada de Cumprimento Emergencial de Prazos deve dar uma solução para o requerimento do benefício em, no máximo, dez dias.

O segurado também pode, a qualquer momento, entrar com uma ação comum na Justiça. Cada juiz irá decidir, caso a caso, se aceita ou não o pedido.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade