Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Saiba por que você deve parar de palitar os dentes

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 abr 2022 às 15:47
- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O norte-americano Charles Forster, depois de morar no Brasil (em Pernambuco) entre as décadas de 1840 e 1850, encantou-se com a beleza da dentição das mulheres brasileiras, que usavam palitos de salgueiro para remover restos de comida dos dentes. Voltando aos EUA, contratou um inventor de máquinas para que criassem um equipamento de produção de lascas de madeiras. Surgiu, então, o palito de dente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

A cirurgiã dentista Bruna Conde explica que, apesar de prático, o item não cumpre o papel de limpar e vai apenas remediar uma situação temporária. Para completar, o palito de madeira ainda pode ser prejudicial ao seus dentes e gengiva. “Aquela pequena ponta é afiada o suficiente para conseguir perfurar o tecido da gengiva. Assim, a ferida pode contribuir para a entrada de bactérias nocivas e resultar em problemas gengivais irreversíveis”, conta a especialista em saúde bucal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida

Imagem de destaque
Em rede social

Jair Renan diz que trocou RJ, reduto dos Bolsonaro, por SC devido ao 'povo trabalhador e honesto'

Imagem de destaque
Dados de 2022

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, diz ONU

Imagem de destaque
Veja ranking

Tamarana está entre os municípios com mais casamentos no Brasil

Publicidade

Quando você usa o palito de dente para limpar algum resíduo de comida que ficou entre os dentes, pode até parecer que a limpeza foi feita, mas, na verdade, pode não ter sido limpo totalmente. Na maioria das vezes, o palito acaba empurrando a sobra de alimento ainda mais para dentro, além disso, nem sempre ele consegue alcançar o local e, ao insistir, sua gengiva pode ser ferida. Segundo a dentista Bruna Conde, a melhor opção, sem dúvidas, é o fio dental para realizar a limpeza entre os dentes. O fio dental consegue encaixar perfeitamente nos espaços entre os dentes, pode ser usado com facilidade e é muito mais seguro e efetivo para realizar a limpeza.

Publicidade

Muitas pessoas usam o palito sem cuidar dos seus dentes. Empurram-no entre os vãos para retirar melhor os resíduos acumulados. Outro problema que isso pode causar é o afastamento entre os dentes, porque, ao utilizar o palito todos os dias como um meio de limpeza, acaba forçando-os e, com isso, causando o espaçamento.


Conde cita alguns dos principais problemas causados pelo uso de palitos de dente:

Publicidade

- Retração da gengiva, que é o afastamento da camada protetora que fica sobre a raiz do dente, podendo provocar sensibilidade e alteração da estética.


- Problemas gengivais por achar que a higiene com palito é o suficiente e 100% efetiva.


- Feridas em qualquer parte da boca, pela perfuração com a ponta do palito. 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade