Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Celebração

São João: conheça mais sobre a data que deu origem à festa junina

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 jun 2022 às 15:35
- Mart Production/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta sexta-feira (24) é comemorado o Dia de São João, data que marca o ápice das festividades juninas no Brasil. Tradição iniciada com a colonização portuguesa e incrementada com os traços culturais brasileiros ao longo da história, a data é o aniversário do mártir católico. 

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

“A festa é uma tradição celebrada em todo o Brasil no mês de junho, chegando a ser feriado em alguns estados e municípios. Ela tem algumas características bem marcantes como a dança, comida, decorações e muitos outros costumes. ”, explica a espiritualista Kélida Marques.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu

Imagem de destaque
Conheça

Quem são os juízes da Lava Jato alvos de questionamento no CNJ

Imagem de destaque
Em 1º turno

Bruce Dickinson, que vem ao Brasil para turnê, se torna cidadão honorário de Curitiba

Imagem de destaque
Veja os números

Mega-Sena 2713 acumula e premiação vai a R$ 72 milhões na quinta-feira (18)

Publicidade

Mas você sabe de fato quem foi São João? Esse é personagem bíblico e primo de Jesus, foi o profeta que anunciou o nascimento de Cristo e o batizou, segundo historiadores, foi assassinado pelo Império Romano por conta da sua religiosidade, assim acabou se tornando um mártir da Igreja Católica.

Publicidade

De origem unicamente religiosa, a Festa Junina, popularmente chamada de São João, ganhou traços da cultura local, como a culinária regional, e formou uma nova tradição com fortes traços da nordestinidade.

Logo no começo, a festa era chamada de joanina, em referência a São João, mas passou a ser chamada de “junina” no Brasil, por ocorrer em junho. A tradição veio de Portugal e de imigrantes de outros países cristianizados, aqui acabou incorporou os costumes indígenas e afro-brasileiros.

Publicidade

Típica da região Nordeste, a festa representa a gratidão aos santos pelas chuvas nas lavouras e impulsiona a economia local. As duas maiores festas juninas do Brasil duram 30 dias e são realizadas em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).

"A celebração em território nacional tomou diversos outros significados para além dos religiosos, muitos traços da cultura local foram incorporados, ressignificando a função de cada santo e as festividades devotadas a cada um deles, como as fogueiras, as quadrilhas, as quermesses enfeitadas com bandeirolas e balões, coisas muito características dessa celebração.", conclui Kélida Marques.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade