13/04/21
PUBLICIDADE
Dia da Gratidão

Sentimento de gratidão ajuda na recuperação de pacientes Covid-19

iStock
iStock


Um bilhete para a equipe, um sorriso e a gratidão estampada no rosto dos pacientes que, após um longo período de internação devido aos problemas decorrentes da Covid-19, recebem a alta hospitalar. A gratidão e um novo olhar para a vida são características comuns a todos que passaram por dias difíceis internados em unidades de terapia intensiva (UTI).


Milene Andreoli, 59 anos, ficou 51 dias internada no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, para se recuperar da Covid-19. Foram 42 dias na UTI e agora, em casa, ainda trabalha para recuperar a força física e emocional. "Eu sou só agradecimento por todo cuidado que os profissionais tiveram comigo. Foram dias de medo, incertezas e solidão, mas o cuidado de cada um que me atendeu fez muita diferença para que hoje eu pudesse estar em casa, com a minha família”, conta.

"Pode me pedir qualquer coisa, que eu faço. Tenho uma dívida de gratidão com vocês!”. Essa foi a fala do gerente de operações portuárias Leonardo da Rós, no momento da alta hospitalar, após 42 dias internado devido à complicações causadas pelo novo coronavírus. "Eu não acreditava nos riscos e perigos da Covid-19 até precisar ser entubado. Eu renasci no Hospital e devo isso ao apoio e cuidados de todos os profissionais”, reflete.

Para os profissionais da saúde, que cuidam diariamente desses pacientes por longos períodos, é como se já fizessem parte da família. "O Leonardo é como se fosse um filho. Tive que ser duro com ele no início, quando não aceitava a gravidade dessa doença, mas não tem como não se apegar aos pacientes, ainda mais os que ficam internados por mais tempo”, afirma o médico intensivista do Hospital Marcelino Champagnat, Dr. Jarbas da Motta Junior.

A coordenadora do núcleo de psicologia e psicóloga do Hospital Marcelino Champagnat, Dra. Raquel Pusch, explica que a gratidão é um sentimento de reconhecimento que funciona como uma autocura para os pacientes. "A gratidão é um indicador interno do ser humano, é quando o paciente reconhece o benefício que recebeu de pessoas que não conhecia. A autocura funciona com o hormônio da ocitocina que é produzido com esse sentimento e que provoca profundo bem estar”, ressalta.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
Continue lendo
Saiba mais

Reiki à distância: o que é e quais os benefícios dessa terapia?

12 ABR 2021 às 23h59
Da máscara para cima

Veja 5 dicas de maquiagem para realçar o olhar

12 ABR 2021 às 17h42
Surpresas positivas

Áries: dicas, banhos e pedras energizantes

12 ABR 2021 às 17h28
Linfoterapia

As Sete Mentiras sobre a técnica de Drenagem Linfática

12 ABR 2021 às 16h40
Em poucos meses

OMS avalia que pandemia poderia ser controlada se houvesse disposição de governos

12 ABR 2021 às 16h19
Peças confortáveis e elegantes

Cottagecore: a simplicidade do campo que virou tendência na moda

12 ABR 2021 às 15h55
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados