A Sexta-feira 13 é conhecida por ser o dia mais amaldiçoado do calendário. A história explica a crença por trás da data, já que em 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, o rei da França, Filipe IV, decretou que os membros de um exército de monges criado para proteger os peregrino fossem torturados e presos, resultando em uma série de mortes. Desde então, acredita-se que o que tiver que dar errado neste dia vai dar.
Há também crenças que remontam ao passado religioso, visto que Jesus morreu em uma sexta feira e, no dia anterior a sua crucificação, ele teria se reunido com doze apóstolos, organizando um ceia de treze pessoas. O número 13, portanto, está associado a Judas Iscariotes, o último a chegar à ceia e traidor de Cristo.
Para os místicos de plantão, conheça algumas das superstições mais famosas
Leia mais:

Levantamento revela o gasto médio mensal de um Sugar Daddy em 2025

Criança agitada? Saiba como lidar com a birra infantil com empatia e firmeza

Educar para a igualdade: 4 práticas antirracistas na primeira infância

No inverno tendência é comer mais, porém há benefícios em treinar no período de frio
Comece o dia com o pé direito - Voltando à época de Roma, os lados direito e esquerdo simbolizam o bem e o mal, respectivamente. Assim, descer da cama com o pé direito pode ajudar a ter um dia melhor.
Olha a escada - uma crença antiga da Europa aconselha a não passar debaixo de escadas. Isso porque os castelos sofriam invasões por escadas encostadas nos muros e, para se defender, era jogado óleo quente nos invasores. Há quem diga ainda que passar por debaixo dela pode representar a renúncia à ascensão e distanciar do que faz crescer. Dessa forma, esse ato pode atrair azar para quem o comete.
Gato preto - Os gatos são conhecidos pelos seus hábitos noturnos e logo associaram sua natureza a algum tipo de pacto das forças sombrias. Além disso, a cor preta dos animais lembra as trevas, por isso, segundo supersticiosos, não traz boas energias. Um absurdo, não?
Também há aqueles que acreditam que as bruxas eram acompanhadas por gatos pretos e este seria seu familiar, uma conexão com a vida mística. Alguns países acreditam que eles podem ser habitados pelo espirito de seres elementares, como fadas.
A realidade é que os bichinhos, no máximo, trazem muita sorte e amor para a vida de seus tutores.
Toc, toc, toc - Para os supersticiosos, bater na madeira três vezes é sinal de que expulsará o mau agouro. Ela, para os supersticiosos, está ligada a sabedoria, enquanto o número três representa pessoas cheias de ideias, criatividade, vontade de se comunicar e novas possibilidades. (Com informação de Brasil Escola)
*sob supervisão de Fernanda Circhia