Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alerta importante

Sintomas de Covid-19 podem mascarar doenças ainda mais mortais

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 mar 2021 às 17:26
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Perto de alcançar a marca de 2,7 milhões de mortes pela Covid-19, a pandemia não dá sinais de que está perto do fim. Com quase 270 mil óbitos, o Brasil é o segundo país com maior número de mortes, atrás apenas do Estados Unidos - que alcançou mais de 500 mil. Entre tantos casos que entram e saem dos hospitais com sintomas semelhantes, um deles chama a atenção e levanta um importante alerta: a morte da estudante paranaense Ellen da Rocha Posselt, de 17 anos.

A jovem faleceu de meningite bacteriana, uma semana depois de apresentar os primeiros sintomas. Segundo os familiares, inicialmente, os médicos trataram a doença como Covid-19. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de mortalidade da meningite, caso a doença não seja tratada corretamente, é de 70 a 90% dos casos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


De acordo com o infectologista e professor do curso de Medicina da Universidade Positivo, Marcelo Ducroquet, alguns sintomas da meningite e da Covid-19 são similares. "Na fase inicial, as duas doenças têm sintomas iguais, como febre e mal-estar. Depois, pacientes com Covid-19 apresentam problemas respiratórios, como tosse e falta de ar. Já a meningite faz o paciente ter sonolência, dores de cabeça e confusão mental - o que é incomum em pacientes com coronavírus”, explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anajulia

Sucuri gigante é encontrada morta em Bonito (MS)

Imagem de destaque
Na Vila Portuguesa

Após restrições da Sema, teatro da Paixão de Cristo no CSU de Londrina é cancelado

Imagem de destaque
Menos desigual

Curitiba é a capital mais igualitária do país, e Porto Velho, a mais desigual

Imagem de destaque
STF

Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar hospedagem em embaixada

Segundo Ducroquet, é possível confundir a Covid-19 com outras doenças, como dengue, pneumonia e pielonefrite - infecção nos rins. "O mesmo aconteceu em 2009, na pandemia de H1N1. Por isso, nesse período, não podemos deixar de pensar em outros diagnósticos. Nem todos os pacientes com febre estarão com coronavírus, portanto, os médicos precisam ficar atentos a outros cenários”, alerta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade