Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba o que fazer

Sintomas parecidos podem confundir a população quanto a Covid-19 ou Dengue

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 fev 2021 às 14:07
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Neste período de pandemia, qualquer sintoma pode ser covid-19, mas é preciso entender que algumas doenças virais - como a dengue, H1N1 e outros resfriados - apresentam sintomas muito parecidos como febre, dor muscular, diarreia, dor de cabeça, dor atrás dos olhos - às vezes secreção e tosse -, e isso pode dificultar a triagem e acompanhamento correto da doença. "Os pacientes procuram auxílio achando que contraiu o novo coronavírus, mas depois de fazer os exames pode até estar dengue, influenza etc.”, explica Thiago Bordinhão, coordenador de treinamento da Vale Verde.

Redes de farmácia, como a Vale Verde, podem contar com profissionais que auxiliam na realização de testes para detecção destas doenças virais. É um importante serviço para a triagem mais precisa das doenças, visto que elas apresentam sinais clínicos semelhantes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



A farmácia normalmente é o primeiro local de acesso e ajuda para quem tem sintomas leves a moderados. "O farmacêutico segue indicadores de saúde, triagem, árvores decisórias e os protocolos para os encaminhamentos devidos, seja para UPAs ou prontos-socorros, além de fazer os comunicados respectivos para os setores de Vigilância Epidemiológica da cidade, no caso das doenças virais, ou para os órgãos respectivos em outros casos.”

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda o que é Tranca Rua, citado em projeção de Ludmilla

Imagem de destaque
Compartilhar Meu Date

Tinder lança recurso que facilita divulgação de informações sobre encontros

Imagem de destaque
Jogou R$ 10 mil

Influenciadora faz 'chuva' de dinheiro e gera tumulto em Balneário Camboriú

Imagem de destaque
33,6 milhões de segurados

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º nesta 4ª; veja calendário e como consultar o valor


Dengue

Londrina teve um mês de janeiro muito quente e chuvoso, com aumento do número de casos de dengue, já que a curva da doença sempre aumenta entre os meses de fevereiro a abril. A cidade é uma região epidêmica, sendo muito provável o aparecimento de mais casos neste período. Além disso, é preciso redobrar os cuidados com a limpeza de casas, água parada e terrenos baldios para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.


"Devem ser combinados com as observações clínicas, o histórico do paciente e informações epidemiológicas. O que tem acontecido é que as pessoas chegam à farmácia e quando o profissional realiza a triagem, o paciente não se recorda sobre o início dos sintomas ou não tem paciência para relatar. Como os sintomas são semelhantes, a dica é que ele tenha cautela para relatar tudo que sentiu nos últimos dias. Quanto mais precisa for a descrição dos sintomas, melhor será a escolha e conduta para esta ou aquela testagem. Nossos profissionais estão preparados para compreender o fluxograma dos sintomas e indicar a testagem correta. Doenças virais são parecidas, mas não são iguais”, conclui Thiago Bordinhão.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade