Ao viajar, a maioria das pessoas busca apenas unir o útil ao agradável: conhecer um lugar novo e ainda usar esse tempo para relaxar e se desligar um pouco da rotina. Porém muita gente também viaja com o único objetivo de cuidar da sua saúde – uma prática bastante tradicional conhecida como turismo de saúde e bem-estar.
Essas viagens são caracterizadas por um roteiro que prioriza lugares e atividades que promovam a manutenção da saúde. Algumas pessoas fazem apenas como forma de prevenção, enquanto outras estão em busca da cura de determinadas doenças. Ainda assim, não deixa de ser turismo, já que o viajante parte para conhecer um lugar novo e ainda aproveita para fazer um tratamento médico na região.
Antigamente, o turismo de saúde era mais realizado com o intuito de tratar doenças que já haviam sido diagnosticadas, mas hoje em dia o foco está mais na medicina preventiva. Com a pandemia do Covid-19, as pessoas estão se lembrando da importância de cuidarmos bem de nossa saúde e valorizando ainda mais aquele velho ditado: prevenir é melhor do que remediar.
Leia mais:

Cresce número de graduados trabalhando em postos de menor escolaridade

Paralisação do auxílio emergencial puxou salto da pobreza na pandemia, diz estudo

Grandes descobertas estão ficando mais raras e a distância entre cientistas pode ser o motivo

Google deleta contas inativas há dois anos a partir de sexta; veja como proteger fotos e documentos
Como a pandemia afetou muito o turismo ao longo de 2020 e, mesmo com o progresso da vacinação ao redor do mundo, continua limitando muito as opções de viagem, o turismo de saúde e bem-estar voltou a ganhar força nos últimos meses. Antes da pandemia, a tendência sempre era realizar viagens internacionais para países onde a medicina é referência em determinados tratamentos, e, muitas vezes, é até mais barato de tratar do que em seu país de origem.
Atualmente, as viagens internacionais ainda estão fora de cogitação para a maioria, mas o Brasil também é referência mundial em diversos tratamentos e conta com uma boa variedade de hospitais de renome no país inteiro, além do seu próprio sistema público de saúde. Inclusive, dados do Ministério do Turismo apontam que muitos estrangeiros visitam o Brasil com o único intuito de fazer um tratamento médico.
Aqueles que planejam explorar esse lado do turismo podem começar roteirizando sua viagem; afinal, o processo de viajar ainda é o mesmo! Após escolher um lugar, comece reservando
passagens aéreas e pesquisando quais são as possíveis atividades e os tratamentos que podem ser realizados no destino em questão. Quando o assunto é saúde, praticamente qualquer lugar pode virar uma grande atração turística, então opções não faltarão.