Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Suplementação

Uso abusivo de vitaminas pode levar a problemas de saúde

Larissa Teixeira - Folhapress
09 jun 2020 às 09:39
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A expressão "quanto mais, melhor" não funciona quando o assunto é vitamina. Esse nutriente não pode faltar e nem sobrar no organismo. É necessário ter uma quantidade correta.

Neste sentido, exagerar na ingestão de suplementos vitamínicos durante a pandemia da Covid-19 não vai gerar "mais saúde". Eles podem causar prejuízos se ingeridos inadequadamente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sergio Maeda, presidente da SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo), explica que a maioria das pessoas não precisa de suplementos por já conseguirem parte das vitaminas em uma alimentação balanceada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Informe-se

Imposto de Renda tem mais opções de doações; veja como doar direto na declaração de 2024

Imagem de destaque
Preocupante

Oceanos batem recorde de calor em meio à falta de ações

Imagem de destaque
Entenda

Conheça os direitos do trabalhador no feriado da Sexta-feira Santa

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida


"É preciso garantir que o paciente não tenha deficiência da vitamina. Mas ingerir em excesso não vai melhorar a imunidade do indivíduo", diz Maeda.

Publicidade


Um estudo encomendado pelos conselhos de Farmácia e realizado pela consultoria IQVIA mostrou que a procura por colecalciferol (a vitamina D) aumentou 48,22% no primeiro quadrimestre de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado. Já o ácido ascórbico (vitamina C) aumentou 152,73%, segundo o mesmo levantamento. Os dados levam em conta a procura por todo o país.


Segundo Maeda, pessoas com restrições alimentares, com algum quadro de desnutrição e problemas de absorção de nutrientes devem consultar um médico para saber se precisam repor alguma vitamina, além da dose adequada.

Publicidade


Marise Lazaretti Castro, endocrinologista e professora adjunta na Unifesp (Universidade Federal de SP), explica que, para quem precisa, ingerir suplementos não faz mal desde que seja na dose correta. "Na internet há recomendações de doses perigosas que podem levar a intoxicação", diz.


Isolamento influencia na vitamina D

Publicidade


Os endocrinologistas explicam que, diferente dos outros grupos, a vitamina D é obtida principalmente pela exposição solar.


Os médicos alertam que, diante do isolamento social e do inverno (época em que os raios solares são menos intensos no decorrer do dia), a chance das pessoas terem deficiência deste nutriente é grande.


Assim, caso as pessoas não possam expor braços e pernas ao sol por 10 minutos ao menos três vezes na semana, os suplementos podem ser eficazes para normalizar a quantidade de vitamina no corpo.

Os médicos alertam que o exagero pode levar a formação de pedras nos rins, perda da função renal e, no caso dos idosos, quadros de confusão mental.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade