Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Uso de smartphones nas escolas traz benefícios para o estudo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 mar 2019 às 17:49
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muito se fala sobre o uso dos smartphones nas escolas e quais as medidas que devem ser adotadas para que ele seja cada vez menor. Mas, em uma sociedade como a nossa, em que jovens e crianças têm o primeiro contato com a tecnologia tão cedo, os dispositivos acabam se tornando uma extensão do trabalho pedagógico e podem auxiliar no desenvolvimento das atividades diárias.


De acordo com uma pesquisa divulgada no final de 2018 pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), o percentual de professores que utilizam os aparelhos celulares para complemento das atividades com os alunos têm crescido a cada ano. O TIC Educação 2017 (Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras) mostrou que esse aumento aconteceu tanto nas escolas públicas, onde o percentual passou de 36% para 53%, quanto nas particulares, crescendo de 46% para 69%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A tecnologia está presente em todos os âmbitos da nossa sociedade e a educação tem acompanhado essa tendência. Precisamos levar em conta que hoje em dia as crianças já praticamente 'nascem' com um tablet ou um celular nas mãos. Eles são movidos à tecnologia e se não acompanharmos essa tendência corremos o risco de deixar de 'falar o idioma' do aluno", comenta a diretora de comunicação do Colégio Notre Dame, Camila Micheletti.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ronnie Lessa

Mandantes de assassinato de Marielle prometeram lotes para executor do crime

Imagem de destaque
1ª turma

Turma do STF forma maioria para manter prisão de suspeitos de mandar matar Marielle

Imagem de destaque
Saiba mais

Lula orienta governo a tratar caso Marielle com sobriedade e a valorizar trabalho da PF

Imagem de destaque
Em 25 de março

Primeira Constituição, outorgada há 200 anos, lançou as bases do Estado brasileiro independente


Mas, claro, tudo precisa de equilíbrio. "Precisamos ficar sempre atentos para que a inclusão de tecnologia na sala de aula venha para somar no aprendizado, não diminuir. A partir do momento em que deixa de ser benéfica e passa a desviar a atenção dos jovens, ela não é mais bem vinda na escola", explica Camila.

Publicidade


É o caso, por exemplo, dos momentos de lazer. Quando o uso de celular é permitido na escola, é preciso que alternativas de diversão sejam oferecidas no horário do intervalo, principalmente para os estudantes mais novos, de forma que aquele tempo tão importante para o desenvolvimento das relações interpessoais não seja perdido nem negligenciado.


"É preciso que as crianças saibam interagir e brincar como crianças. Isso significa correr, suar, pular, liberar energia. E, claro, isso não acontece quando eles passam todo o tempo livre com o celular nas mãos. O ideal é que os pais e a escola estejam em harmonia nesse sentido, para que os jovens recebam as recomendações de tempo de uso dos dispositivos eletrônicos em casa e que a escola ofereça atrativos 'desconectados'", finaliza Camila.

Mais do que diversão, as atividades físicas e brincadeiras em grupo são importantes para a saúde dos mais novos e para que eles possam trabalhar a sociabilidade. Essas relações humanas, por mais tecnológicas que essas gerações possam ser, nenhum celular ou tablet poderá proporcionar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade