Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mindfulness

Veja como conquistar a atenção plena em atividades do dia a dia

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
28 mai 2020 às 11:39
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A quantidade de informações despejadas e disponíveis para nós por meio de e-mails, celulares, relógios, entre tantos outros dispositivos, contribuem para a distração do momento presente. Se avaliar que as mensagens e notícias vão chegando o tempo todo, em segundos, a atenção que estava aqui vai para outro lugar.

Diante desse cenário, existem possibilidades de trabalhar a mente com exercícios constantes de mindfulness. Mas afinal, o que significa mindfulness? Em tradução livre significa atenção plena e é um método que basicamente estimula o nosso foco, nos mantendo no momento presente e que nos auxilia a ganhar mais consciência de nossos sentimentos e sensações físicas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É possível trabalhar a atenção plena começando pelas tarefas mais simples que realizamos de maneira automática todos os dias, como escovar os dentes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu

Imagem de destaque
Conheça

Quem são os juízes da Lava Jato alvos de questionamento no CNJ

Imagem de destaque
Em 1º turno

Bruce Dickinson, que vem ao Brasil para turnê, se torna cidadão honorário de Curitiba

Imagem de destaque
Veja os números

Mega-Sena 2713 acumula e premiação vai a R$ 72 milhões na quinta-feira (18)


"O objetivo é concentrar a nossa atenção naquilo que estamos fazendo, sem pensar no futuro ou no passado, com aqueles diálogos mentais que tiram a nossa atenção do momento presente. Quando eu percebo que já pensei em outros assuntos que não naquele que acontece no momento, a ideia é que tragamos a nossa atenção de volta de uma forma gentil e calma. É um exercício constante de retomar a nossa consciência e lucidez no aqui e no agora sem deixar que a nossa mente 'viaje' com outros pensamentos”, conta Monica Almeida, facilitadora e Design de Aprendizagem da SG Aprendizagem Corporativa.

Publicidade


Técnicas


O Mindfulness pode ser desenvolvido por meio de técnicas de respiração, de meditação, inclusive de alimentação, prestando atenção no que é que estamos comendo na mastigação. Também é possível praticar a atenção plena escutando os sons do ambiente, na observação e no contato com a natureza. São práticas simples.

Publicidade


"Notem que todas as práticas são focadas na atenção plena na consciência e na lucidez e a boa notícia é que os resultados de atenção plena são imediatos. E os benefícios que encontramos com essas práticas são maior qualidade das nossas relações, qualidade nas nossas entregas no trabalho e nos resultados que são gerados, inclusive nos relacionamentos que nós temos com as pessoas”.


A especialista afirma que no processo de aprendizagem, a atenção plena é necessária.

Publicidade


"Uma vez que o nosso cérebro é como um computador que só funciona se estiver ligado, quando falamos de processos psicológicos de aprendizagem, para que possamos aprender um novo conhecimento, o primeiro passo é que a nossa atenção seja mantida. Se a nossa mente estiver em outro lugar e não no momento presente, o processo de aprendizagem não vai adiante e o conhecimento não é apreendido. Quando pensamos no mundo de hoje que devemos e precisamos aprender o tempo inteiro novas habilidades, competências, conhecimentos, é importante garantir a atenção plena”, conta.


Veja algumas dicas de como começar aos poucos:

Publicidade


Respire em momentos críticos


Prestar atenção na sua respiração ajuda a reconhecer os sentimentos que estão aflorando no momento (estresse, raiva, medo, ansiedade), ganhar maior controle sobre eles e agir de modo mais calmo e consciente. Antes de entrar em uma reunião importante, feche os olhos por cinco minutos, inspire e expire atentamente várias vezes, observando o caminho que o ar faz ao entrar e sair de seu corpo.

Publicidade


Mantenha o telefone por perto, mas longe do alcance das mãos


Verificar a cada 10 minutos o grupo de Whatsapp pode ser divertido, mas promove um enorme grau de distração. Mindfulness tem como base o estar presente. A melhor forma de isso acontecer enquanto se está trabalhando é deixar o telefone perto o suficiente para que você ouça as chamadas, mas longe o bastante das mãos para que você tenha que levantar, caso queira checar as redes sociais.


Faça pequenas pausas entre uma atividade e outra

Faça pequenas pausas entre as agendas, fechando os olhos e respirando profundamente durante alguns segundos. Você sentirá sua mente mais focada no momento atual, seu corpo desacelerando e terá melhores condições físicas e emocionais para iniciar a nova atividade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade