08/04/20
32º/19ºLONDRINA
PUBLICIDADE
|
Confira!

Veja dicas para garantir a sobrevivência da sua empresa

O sonho de muitos brasileiros é ser dono de um negócio próprio. Essa expectativa está relacionada ao desejo de ter mais autonomia sobre o próprio tempo e mais segurança sobre as tomadas de decisões. No entanto, possuir uma empresa também implica em mais responsabilidades.

Pixabay
Pixabay


De acordo com dados divulgados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), existem aproximadamente 8,5 milhões de micro e pequenas empresas no Brasil. Porém as estimativas apontam que cerca de 30% desses negócios deverão fechar antes mesmo de completar dois anos de vida – muitas vezes, por questões financeiras.

Ir à falência está entre os grandes medos de diversos empreendedores no Brasil e no mundo. Afinal, identificar erros que podem ser cruciais para companhias fecharem as portas pode ser um enorme desafio.

Especialmente durante a quarentena, muitos pequenos empresários estão com medo de falirem seus negócios. Confira a seguir algumas dicas que podem garantir a sobrevivência do seu negócio nos primeiros anos de atividade.

1 - Cuidado com a marca

Antes mesmo de começar a investir em sua marca, cuide de todos os processos burocráticos. Ou seja, registre-a, para que você não corra o risco de perdê-la, principalmente quando já tiver investido para deixá-la mais forte e conhecida do seu público.

Quando ela já estiver estabelecida, não deixe de cuidar da reputação da marca. Principalmente no meio online, em que você tem a oportunidade de estar mais próximo de seus clientes, é necessário utilizar as plataformas para oferecer a melhor experiência e resolver possíveis problemas para o seu consumidor.

2 - Evite golpes e fraudes

Tentativas de golpes e fraudes são cada vez mais frequentes, seja no comércio online ou físico. Muitas vezes, elas acabam sendo descobertas tarde demais, e o proprietário precisa arcar com os custos de chargeback - estorno de uma venda realizada por cartão de crédito ou débito em que as administradoras de cartão não assumem os riscos desse tipo de transação.

Por esse motivo, é essencial buscar medidas inteligentes para prevenir essas fraudes, evitando prejuízos para a imagem do negócio e para a saúde financeira do empreendimento.

3 - Inove

Para não ser deixado para trás por seus concorrentes, fique sempre de olho no mercado e procure as oportunidades para entregar algo a mais para seus consumidores. Identifique possíveis dores de seus clientes e trabalhe para oferecer um produto ou serviço que é mais completo e capaz de solucionar esses problemas.

4 - Invista em profissionais qualificados

Para que a sua empresa cresça de maneira saudável, conte com bons profissionais para te auxiliar. Invista em profissionais capacitados, mas também capacite seu quadro de funcionários sempre que sentir a necessidade. Isso pode ser um grande capital para reter e desenvolver talentos de acordo com a necessidade do seu negócio.
Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Veja o guia!
Dicas práticas para fortalecer o sistema imunológico
Aposto que você vai amar
Vai resistir a esta cocada de café com gengibre?
Ironia
Participantes do 'BBB' enfrentarão confinamento real ao saírem da casa
Continue lendo
Comemore de forma diferente
Páscoa: como presentear nessa data sem perder o romantismo
08/04/2020 14:11
Cuidado!
Home office na pandemia pode levar profissionais à exaustão
08/04/2020 11:13
Saiba mais
Catedral será transformada em hospital de campanha em Nova York
08/04/2020 10:38
Xi...
Nordeste cancela festas de São João por causa de pandemia
08/04/2020 09:06
Novas medidas
Netflix lança mais recursos para controle dos pais
08/04/2020 08:00
Veja mais e a capa do canal