Com a ascensão da internet, muitas mulheres decidiram usar as plataformas digitais para ganhar um lucro extra ou até mesmo abrir mão da carreira e se aventurar exclusivamente em um negócio online. De acordo com um estudo feito pela Nuvem Shop, site responsável por criar lojas online para empreendedores, o número de mulheres empreendedoras no e-commerce cresceu 15% só no ano passado (julho de 2017 a julho de 2018).
Desde 2016, o empreendedorismo feminino tem crescido consideravelmente: "Hoje é possível gerenciar uma empresa praticamente sem sair de casa, apenas utilizando o computador e celular. Isso facilita, por exemplo, no caso de uma mulher que fica com os filhos ou, até mesmo, que possui outra fonte de renda", explica Raquel Damasceno, sócia-fundadora da boutique Bloom Me.
Natural de Poços de Caldas, Minas Gerais, Raquel trabalhava como Gerente de Contas e abriu mão de sua carreira depois de oito anos em uma empresa do ramo de tecnologia para se arriscar em um novo negócio. Após perceber que seria uma boa ideia criar uma loja especializada em roupas sofisticadas para todas as ocasiões, convidou a arquiteta Selma Barbugian para ser sua sócia e, dessa maneira, criaram a loja online. "Muitas clientes costumam ver nossos produtos através das redes sociais, tanto que, para ajudar quem sempre fica com dúvidas na hora de comprar pela internet, por conta do tamanho, criamos um showroom para nos aproximarmos de nossas clientes e até realizar encontros com elas", diz a empresária.
Leia mais:
Próximo verão deve ser mais quente e chuvoso que a média na maior parte do Brasil
TikTok irá restringir o uso de filtros de beleza para menores de 18 anos
Entenda a nova regra de reajuste do salário mínimo a partir de 2025
Esquenta da Black Friday é alvo de mais de 7.000 queixas, diz Reclame Aqui
Para quem quer abrir o seu próprio negócio online, mas tem receio de se arriscar, Raquel listou algumas dicas para ajudar futuras empreendedoras:
Seja organizada
Nada de tentar fazer tudo ao mesmo tempo, é necessário separar um horário apenas para cuidar dos negócios, outro para a família, amigos, compras e casa. Uma dica é separar cada dia da semana para uma tarefa diferente, intercalando sempre com os negócios.
Cuidado com as redes sociais
Por ser um negócio online, é fundamental estar por dentro das novidades nas redes sociais, mas é necessário separar o trabalho da diversão. Nada de ficar olhando grupos em aplicativos de mensagens ou acompanhar a rotina de personalidades com bastante seguidores. Reserve um tempo do seu dia só para isso e foque no seu negócio. Crie páginas próprias para sua marca, não misture sua página pessoal com a do seu negócio.
O local mais adequado
O ambiente virtual permite que se trabalhe no conforto de casa, no entanto, para não perder o foco, o ideal é procurar um local que seja o mais adequado para manter a concentração e evitar distrações. Tem gente que trabalha muito bem em locais com barulho, tv ligada e ruídos do trânsito, já outros não abrem mão do silêncio. O importante é perceber onde você rende mais.
Em qual segmento investir
Antes de querer se aventurar no mundo dos negócios, é preciso saber em qual segmento investir e se é uma área rentável. Como hoje há milhares de marcas e empresas, o importante é ser criativo e pensar fora da caixa, sempre buscando ideias ousadas e que atenda a necessidade do público-alvo.
Evite polêmicas
Atualmente, as marcas costumam ter dúvidas na hora de se posicionarem com receio de perder consumidores, então o ideal é evitar associar sua marca às suas opiniões pessoais ou a assuntos polêmicos nas redes sociais, pois uma empresa cresce atendendo todo tipo de perfil.