Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Oportunidades

Veja dicas para sair na frente e conseguir um emprego em 2020

Ana Lívia Faria de Medeiros - Folhapress
26 fev 2020 às 10:23
- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem está na batalha por um emprego pode aproveitar o pós-Carnaval para intensificar a busca por vagas temporárias ou efetivas.

Vagas temporárias podem ser uma porta de entrada para ser efetivado em 2020. As próximas datas importantes para o comércio são a Páscoa, que costuma contratar de janeiro a abril, e o Dia das Mães, com mais seleções em março e abril.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Também há os mutirões de emprego nos bairros, aos sábados, da Prefeitura de São Paulo. Neste ano, já foram mais de 1.600 vagas. Os próximos mutirões ocorrerão no dia 7 de março, no Campo Limpo (zona sul) e, no dia 14 de março, na Lapa (zona oeste).

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda o que é Tranca Rua, citado em projeção de Ludmilla

Imagem de destaque
Compartilhar Meu Date

Tinder lança recurso que facilita divulgação de informações sobre encontros

Imagem de destaque
Jogou R$ 10 mil

Influenciadora faz 'chuva' de dinheiro e gera tumulto em Balneário Camboriú

Imagem de destaque
33,6 milhões de segurados

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º nesta 4ª; veja calendário e como consultar o valor


O trabalhador deve estar com currículo atualizado, laudo médico para pessoas com deficiência, RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física), número do PIS (Programa de Integração Social) e carteira de trabalho. Mas, se necessário, o número do PIS e a carteira de trabalho podem ser emitidos na hora do atendimento. É preciso levar uma foto atual 3x4 e o RG.

Publicidade


As centrais públicas de emprego oferecem chances pelos CATes (Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), municipal, e pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), do governo do estado.


Outra dica é ficar atento cerca de dois meses antes de tradicionais datas comemorativas do comércio, como Dia das Mães, Páscoa e Dia da Criança.

Publicidade


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, diz que, em média, é com essa antecedência que empregadores começam a procurar mais funcionários. "Outros períodos de contratações temporárias envolvem grandes eventos na capital como GP de Fórmula 1 e festivais de música."


A Prefeitura de São Paulo tem o Contrata SP, que ocorre periodicamente e reúne empresas e trabalhadores para contratação direta em diversas áreas. A secretaria fornece suporte para melhorar o desempenho em processos seletivos e ajudar na produção do currículo pelo Programa Elabora em alguns CATes.

Publicidade


Busque vagas em mais áreas e se atualize


Para o especialista em recrutamento Marcelo Olivieri, muitos desempregados costumam procurar vagas na área em que já atuaram ou nas quais se formaram. Porém, o mercado valoriza quem inova nos ramos de atuação e apresenta diferentes habilidades.

Publicidade


"Procure por áreas correlatas à sua, onde suas capacidades técnicas e comportamentais possam ser úteis. Além de aumentar significativamente suas chances de se recolocar, demonstrará que é um profissional resiliente e adaptativo", diz.


É preciso estar antenado às novas tecnologias, considerando-as como aliadas à otimização de recursos e tempo, além de ser uma forma de sair na frente do concorrente. Trazer tecnologias de outras áreas pode ser uma maneira de inovar sem ter de "reinventar a roda".

Publicidade


Tão importante quanto ser eficiente é mostrar para possíveis interessados sua eficiência. O trabalhador pode montar uma rede de contatos e mantê-los atualizados sobre seu desempenho e sua disponibilidade.


É o famoso networking, que pode ser feito em encontros profissionais, eventos da área de atuação do profissional, pela internet e por meio de redes sociais.

Publicidade


Se, hoje, a inovação está em saber lidar com tecnologia, falar outras línguas tornou-se algo básico, principalmente o inglês. Caso já tenha bom nível de fluência, busque outros idiomas.


Mais uma forma de se destacar é mostrar força de vontade. Isso pode ser difícil diante da concorrência de vagas, mas há estratégias para direcionar melhor o esforço e obter maiores chances, diz a gestora de educação Flávia Teixeira.

"Antes de se candidatar, analise se o seu perfil é compatível com a empresa e a função que será desempenhada. No desespero, as pessoas acabam disparando currículos para oportunidades em que não se encaixam. Resultado? Retornos negativos ou experiências desastrosas", afirma.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade