12/06/21
PUBLICIDADE
Oportunidades

Veja dicas para sair na frente e conseguir um emprego em 2020

Quem está na batalha por um emprego pode aproveitar o pós-Carnaval para intensificar a busca por vagas temporárias ou efetivas.

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Marcello Casal Jr./Agência <a href='/tags/brasil/' rel='noreferrer' target='_blank'>Brasil</a>


Vagas temporárias podem ser uma porta de entrada para ser efetivado em 2020. As próximas datas importantes para o comércio são a Páscoa, que costuma contratar de janeiro a abril, e o Dia das Mães, com mais seleções em março e abril.

Também há os mutirões de emprego nos bairros, aos sábados, da Prefeitura de São Paulo. Neste ano, já foram mais de 1.600 vagas. Os próximos mutirões ocorrerão no dia 7 de março, no Campo Limpo (zona sul) e, no dia 14 de março, na Lapa (zona oeste).

O trabalhador deve estar com currículo atualizado, laudo médico para pessoas com deficiência, RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física), número do PIS (Programa de Integração Social) e carteira de trabalho. Mas, se necessário, o número do PIS e a carteira de trabalho podem ser emitidos na hora do atendimento. É preciso levar uma foto atual 3x4 e o RG.

As centrais públicas de emprego oferecem chances pelos CATes (Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), municipal, e pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), do governo do estado.

Outra dica é ficar atento cerca de dois meses antes de tradicionais datas comemorativas do comércio, como Dia das Mães, Páscoa e Dia da Criança.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, diz que, em média, é com essa antecedência que empregadores começam a procurar mais funcionários. "Outros períodos de contratações temporárias envolvem grandes eventos na capital como GP de Fórmula 1 e festivais de música."

A Prefeitura de São Paulo tem o Contrata SP, que ocorre periodicamente e reúne empresas e trabalhadores para contratação direta em diversas áreas. A secretaria fornece suporte para melhorar o desempenho em processos seletivos e ajudar na produção do currículo pelo Programa Elabora em alguns CATes.

Busque vagas em mais áreas e se atualize

Para o especialista em recrutamento Marcelo Olivieri, muitos desempregados costumam procurar vagas na área em que já atuaram ou nas quais se formaram. Porém, o mercado valoriza quem inova nos ramos de atuação e apresenta diferentes habilidades.

"Procure por áreas correlatas à sua, onde suas capacidades técnicas e comportamentais possam ser úteis. Além de aumentar significativamente suas chances de se recolocar, demonstrará que é um profissional resiliente e adaptativo", diz.

É preciso estar antenado às novas tecnologias, considerando-as como aliadas à otimização de recursos e tempo, além de ser uma forma de sair na frente do concorrente. Trazer tecnologias de outras áreas pode ser uma maneira de inovar sem ter de "reinventar a roda".

Tão importante quanto ser eficiente é mostrar para possíveis interessados sua eficiência. O trabalhador pode montar uma rede de contatos e mantê-los atualizados sobre seu desempenho e sua disponibilidade.

É o famoso networking, que pode ser feito em encontros profissionais, eventos da área de atuação do profissional, pela internet e por meio de redes sociais.

Se, hoje, a inovação está em saber lidar com tecnologia, falar outras línguas tornou-se algo básico, principalmente o inglês. Caso já tenha bom nível de fluência, busque outros idiomas.

Mais uma forma de se destacar é mostrar força de vontade. Isso pode ser difícil diante da concorrência de vagas, mas há estratégias para direcionar melhor o esforço e obter maiores chances, diz a gestora de educação Flávia Teixeira.

"Antes de se candidatar, analise se o seu perfil é compatível com a empresa e a função que será desempenhada. No desespero, as pessoas acabam disparando currículos para oportunidades em que não se encaixam. Resultado? Retornos negativos ou experiências desastrosas", afirma.
Ana Lívia Faria de Medeiros - Folhapress
PUBLICIDADE
Continue lendo
Saiba mais

Você conhece Santo Antônio? Padre Reginaldo Manzotti explica

12 JUN 2021 às 11h22
Assista no Folha Entrevista

Pacto pelo desenvolvimento de Londrina com Marcia Manfrin

12 JUN 2021 às 00h00
Momentos difíceis

O que o isolamento social nos ensina sobre relacionamentos?

11 JUN 2021 às 19h00
Assista no MultiFit

Como a cirurgia buco-facial pode ajudar na sua autoestima

11 JUN 2021 às 08h00
Assista no Gente!

Influencer Thaisa Dalmut fala de projetos e seu amor pelas plantas

11 JUN 2021 às 04h00
Veja no Folha Entrevista

Como funcionará a volta ao ensino presencial em Londrina?

11 JUN 2021 às 00h00
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados