26/11/20
PUBLICIDADE
Oportunidades

Veja dicas para sair na frente e conseguir um emprego em 2020

Quem está na batalha por um emprego pode aproveitar o pós-Carnaval para intensificar a busca por vagas temporárias ou efetivas.

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Marcello Casal Jr./Agência <a href='/tags/brasil/' rel='noreferrer' target='_blank'>Brasil</a>


Vagas temporárias podem ser uma porta de entrada para ser efetivado em 2020. As próximas datas importantes para o comércio são a Páscoa, que costuma contratar de janeiro a abril, e o Dia das Mães, com mais seleções em março e abril.

Também há os mutirões de emprego nos bairros, aos sábados, da Prefeitura de São Paulo. Neste ano, já foram mais de 1.600 vagas. Os próximos mutirões ocorrerão no dia 7 de março, no Campo Limpo (zona sul) e, no dia 14 de março, na Lapa (zona oeste).

O trabalhador deve estar com currículo atualizado, laudo médico para pessoas com deficiência, RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física), número do PIS (Programa de Integração Social) e carteira de trabalho. Mas, se necessário, o número do PIS e a carteira de trabalho podem ser emitidos na hora do atendimento. É preciso levar uma foto atual 3x4 e o RG.

As centrais públicas de emprego oferecem chances pelos CATes (Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), municipal, e pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), do governo do estado.

Outra dica é ficar atento cerca de dois meses antes de tradicionais datas comemorativas do comércio, como Dia das Mães, Páscoa e Dia da Criança.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, diz que, em média, é com essa antecedência que empregadores começam a procurar mais funcionários. "Outros períodos de contratações temporárias envolvem grandes eventos na capital como GP de Fórmula 1 e festivais de música."

A Prefeitura de São Paulo tem o Contrata SP, que ocorre periodicamente e reúne empresas e trabalhadores para contratação direta em diversas áreas. A secretaria fornece suporte para melhorar o desempenho em processos seletivos e ajudar na produção do currículo pelo Programa Elabora em alguns CATes.

Busque vagas em mais áreas e se atualize

Para o especialista em recrutamento Marcelo Olivieri, muitos desempregados costumam procurar vagas na área em que já atuaram ou nas quais se formaram. Porém, o mercado valoriza quem inova nos ramos de atuação e apresenta diferentes habilidades.

"Procure por áreas correlatas à sua, onde suas capacidades técnicas e comportamentais possam ser úteis. Além de aumentar significativamente suas chances de se recolocar, demonstrará que é um profissional resiliente e adaptativo", diz.

É preciso estar antenado às novas tecnologias, considerando-as como aliadas à otimização de recursos e tempo, além de ser uma forma de sair na frente do concorrente. Trazer tecnologias de outras áreas pode ser uma maneira de inovar sem ter de "reinventar a roda".

Tão importante quanto ser eficiente é mostrar para possíveis interessados sua eficiência. O trabalhador pode montar uma rede de contatos e mantê-los atualizados sobre seu desempenho e sua disponibilidade.

É o famoso networking, que pode ser feito em encontros profissionais, eventos da área de atuação do profissional, pela internet e por meio de redes sociais.

Se, hoje, a inovação está em saber lidar com tecnologia, falar outras línguas tornou-se algo básico, principalmente o inglês. Caso já tenha bom nível de fluência, busque outros idiomas.

Mais uma forma de se destacar é mostrar força de vontade. Isso pode ser difícil diante da concorrência de vagas, mas há estratégias para direcionar melhor o esforço e obter maiores chances, diz a gestora de educação Flávia Teixeira.

"Antes de se candidatar, analise se o seu perfil é compatível com a empresa e a função que será desempenhada. No desespero, as pessoas acabam disparando currículos para oportunidades em que não se encaixam. Resultado? Retornos negativos ou experiências desastrosas", afirma.
Ana Lívia Faria de Medeiros - Folhapress
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Planeje-se!

Muito além de Florianópolis: três destinos catarinenses encantadores para conhecer pós-pandemia

26 NOV 2020 às 12h01
Fique atento!

Saiba a importância da ciência e do combate às fake news sobre vacinação

26 NOV 2020 às 11h19
IBGE

Expectativa de vida do brasileiro sobe para 76,6 anos, sem pandemia de Covid-19

26 NOV 2020 às 10h50
Entenda

Mídia é essencial no combate à violência contra mulher

26 NOV 2020 às 10h01
Durante a pandemia

Numape avalia violência contra a mulher em Londrina

26 NOV 2020 às 09h34
Consumo consciente

Marcas independentes promovem movimento anti-Black Friday

26 NOV 2020 às 09h01
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados