Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Advogados alertam

Veja os golpes mais comuns utilizados para o tráfico de pessoas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 ago 2019 às 11:43
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um emprego irrecusável, a possibilidade de um romance e até casamento ou oportunidade de abrir seu próprio negócio. Essas são algumas das promessas mais comuns usadas por quem atua no tráfico nacional e internacional de pessoas. São propostas que geralmente enchem os olhos, mas que podem ter propósitos totalmente opostos e muitos perigosos. As ocorrências envolvendo exploração sexual ainda são as mais recorrentes e, segundo advogados, concentram 70% dos casos. A data de 30 de julho é marcada pelo "Dia Internacional contra o Tráfico de Pessoas" e campanhas em todo o Brasil buscam esclarecer a população sobre este crime.

"É preciso sempre desconfiar de propostas que pareçam muito vantajosas como estadia no exterior com alimentação e despesas pagas. É preciso ter cautela e desconfiar sempre. Uma das formas de combater este tipo de crime é maior fiscalização de fronteiras (portos, aeroportos) e rodoviárias por parte do Estado", ressalta o criminalista Edson Knippel, sócio do Knippel Advogados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos mostram que a cada quatro dias o Brasil registrou um caso de tráfico de pessoas em 2018. Levantamento da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, com base em informações do Disque 100 (canal de denúncias do Governo federal) – revela que foram registrados 159 denúncias no ano passado. As principais vítimas são mulheres. O balanço também mostrou que a faixa etária das vítimas é de 15 a 17 anos, seguida por crianças de 0 a 3 anos de idade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sabia?

Vilipêndio de cadáver: legislação do Brasil criminaliza atos praticados contra mortos

Imagem de destaque
Desigualdade

IBGE: 10% mais ricos ganham 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil

Imagem de destaque
De 14 anos

Filha de mulher presa em caso de idoso morto no banco precisa de cuidados especiais, diz advogada

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


Para o advogado Leonardo Pantaleão, especialista em Direito Penal e Processual Penal, o crime deveria ser hediondo porque é um dos delitos mais abomináveis cometidos contra a humanidade. "O tráfico de pessoas retira da vítima a própria condição humana, ao tratá-la como um objeto, um produto, uma simples mercadoria que pode ser vendida, trocada, transportada e explorada. Portanto, o consentimento da pessoa, em uma situação de tráfico humano, não atenua a caracterização do crime".


Pela lei, tráfico de pessoas é crime e consiste em ações de agenciar, aliciar, recrutar, transportar, transferir, comprar, alojar ou acolher pessoa - por meio de grave ameaça, violência, coação, fraude ou abuso - com a finalidade de remoção de órgãos, submissão a trabalho em condições análogas à de escravo, adoção ilegal ou exploração sexual. A pena varia de quatro a oito anos e multa.

"Se a vítima for criança, adolescente ou deficiente existe a possibilidade de aumento de um terço a metade ou se foi retirada do território nacional. Vale lembrar que a exploração sexual é uma das formas de tráfico de pessoas, mas pode ser para fins de exploração no trabalho (servidão e escravidão), adoção ilegal e também para fins de retirada de órgãos e tecidos", acrescenta Knippel.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade