Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Será que emagrece?

Veja os mitos e verdades do consumo de água com limão, que promete ajudar no emagrecimento

Beatriz Vilanova - Folhapress
12 mar 2020 às 10:58
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A moda de beber água com limão em jejum pela manhã caiu no gosto de anônimas e famosas como Gisele Bündchen e Yasmin Brunet. No entanto, será que esse hábito é realmente saudável? A mistura de água com limão auxilia na digestão de gorduras e é antioxidante, ou seja, ajuda a combater o envelhecimento precoce das células.

A ideia é que o líquido faça uma "limpeza" do organismo, preparando o corpo para o consumo de alimentos sólidos no café da manhã. "As vitaminas e os minerais vão ajudar o organismo a eliminar as toxinas do trato gastrointestinal. Já a água é um detoxificante natural", afirma a nutricionista Patrícia Buyo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A vitamina C presente no limão ajuda na prevenção de gripes e resfriados e é um bom antioxidante." A especialista diz, ainda, que o limão contém uma substância chamada limoneno, presente principalmente na casca da fruta, que tem ação antibacteriana. A mistura também ajuda a eliminar cálculos renais e acaba estimulando o bom funcionamento do fígado e da vesícula biliar. "O pH do limão é ácido, o que vai estimular a secreção pancreática e biliar e a alcalinização intestinal. Isso torna o processo digestivo mais eficiente", completa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sabia?

Vilipêndio de cadáver: legislação do Brasil criminaliza atos praticados contra mortos

Imagem de destaque
Desigualdade

IBGE: 10% mais ricos ganham 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres no Brasil

Imagem de destaque
De 14 anos

Filha de mulher presa em caso de idoso morto no banco precisa de cuidados especiais, diz advogada

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


Como consumir

Publicidade


Para alcançar os bons resultados, porém, é necessário que o consumo de água com limão esteja alinhado a uma boa alimentação. Além disso, existe uma maneira correta de beber a mistura: o limão deve ser ingerido em um copo de 200 ml de água em temperatura ambiente, meia hora antes do café da manhã.


"Isso vai ajudar o intestino e o fígado a começarem o dia funcionando melhor", diz Patrícia. A nutricionista afirma ainda que, diferentemente do que muitas vezes é divulgado, a água com limão não ajuda a emagrecer ou a curar doenças como o câncer. "Pode fazer com que o organismo funcione melhor e fique mais regulado, e isso pode ajudar no emagrecimento", explica ela. "Estudos publicados dizem que o limão e outras frutas e ainda legumes ajudam a prevenir o câncer, mas não há nada comprovado quanto à cura."

Publicidade


Consumo diário pede atenção com os dentes


Uma dúvida comum àqueles que decidem aderir à moda da água com limão é: vou manchar o meu sorriso? Segundo a dentista Mirian Nakazawa, o suco não mancha, mas tem poder abrasivo. "Ele é ácido e cria microporosidades na superfície do dente, onde entram as manchas de café, Coca-Cola etc." Ela diz, ainda, que a mistura pode causar sensibilidade, "a tal da erosão ácida", e por isso recomenda que a bebida seja tomada com canudo. "E, assim como acontece com o suco de laranja, não devemos escovar os dentes logo depois de tomar água com limão. Isso acaba desgastando o esmalte."


Contraindicações

A mistura é contraindicada àqueles que têm sensibilidade ao ácido cítrico, que podem sofrer com dores de cabeça. Quem possui altos índices de ferro no sangue também deve consumir a mistura com moderação, já que a vitamina C ajuda a potencializar a absorção de ferro pelo organismo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade