Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Já ouviu falar?

Vida digital em excesso no distanciamento pode causar Dismorfia Instagram

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 jun 2020 às 10:58
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Segundo artigo publicado em 2019 pelo Journal of The American Society of Plastic Surgens, a selfie perfeita pode causar Dismorfia Instagram, também conhecido como TDC (Transtorno Dismórfico Corporal), um distúrbio que faz com que os millenials, ou jovens desta geração, busquem procedimentos estéticos (reais) para se aproximarem ao máximo de suas versões aprimoradas com filtros de aplicativos, como Instagram e Snapchat.

"Ainda que pareçam inofensivos e usados como forma de entretenimento, os filtros são preocupantes, uma vez que possibilitam uma 'versão online' com proporções perfeitas e simétricas, estabelecendo assim um padrão de beleza ilusório e praticamente inatingível”, afirma o Alan Landecker, médico cirurgião membro titular da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o especialista, essas ferramentas causam intenso sofrimento às pessoas, que a cada dia tornam-se mais insatisfeitas com o próprio corpo e tomam medidas extremas para mudar suas imperfeições, recorrendo às cirurgias plásticas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt

Imagem de destaque
Entenda

STF permite uso de vestimentas religiosas em foto de documentos oficiais

Imagem de destaque
O tio Paulo

O que se sabe sobre o caso do idoso morto em banco do Rio

Imagem de destaque
Tio Paulo

Homem levado morto a banco aparentava ter sofrido intoxicação, diz médico do Samu


O problema pode se agravar durante a pandemia da Covid-19, já que as pessoas ficam mais tempo conectadas durante o isolamento social e, consequentemente, passam a se autoavaliar ainda mais.

Publicidade


Dados da Academia Americana de Cirurgia Facial Plástica e Reconstrutiva de 2019 apontam que 55% dos cirurgiões relataram ter visto pacientes solicitando procedimentos para "melhorar sua aparência em selfies", um aumento de 13% em relação ao estudo anterior. No ano passado, o percentual era de 42%.


É importante lembrar que as selfies também contribuem para mudar a percepção que os jovens têm do próprio rosto. O ângulo em que se tira a foto no modo selfie não favorece os traços, pelo contrário, até os distorce.


"Quando se aproxima muito o celular do rosto, por exemplo, o nariz na foto acaba saindo mais largo do que ele realmente é. Se a intenção é recorrer a uma cirurgia, solicitamos que os pacientes peçam a alguém para os fotografarem de longe e a partir disto, avaliamos se a queixa é pertinente”, aconselha o cirurgião.

O alerta é válido também para as pessoas que recorrem às cirurgias se inspirando na beleza de celebridades. "Basta pensar que as atrizes, modelos e digital influencers possuem imperfeições como todos e que há enorme diferença entre o que é visto off-line e suas versões postadas nas redes sociais, nas quais o photoshop, em sua maioria, impera”, conclui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade