30/10/20
PUBLICIDADE
Prática esportiva

Você conhece a planta Tribulus? Veja seus benefícios na melhora do desempenho físico

A utilização de plantas e seus extratos para fins benéficos à saúde ganham cada vez mais espaço no universo da suplementação. A Tribulus é uma delas. O seu uso é antigo, e a gama de benefícios é ampla e permeia até no meio esportivo.

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Para entender mais sobre a Tribulus e o seu papel, conversamos com a nutricionista e consultora da New Millen, Karla Maciel e fomos atrás do que a ciência já estudou sobre. Confira:

O que é?

A Tribulus terrestris é uma planta rasteira da família Zygophyllaceae, oriunda principalmente da Europa, da Ásia e da África temperada e tropical e do norte da Austrália.

Os seus frutos e sementes são utilizadas desde a antiguidade, devido aos efeitos diurético, tônico e afrodisíaco. Diferentes compostos bioativos já foram identificados na Tribulus, como saponinas esteroidais, flavonoides, glicosídeos, fitoesterois, taninos e terpenoides, pontua a nutricionista.

O uso da Tribulus na medicina é amplo. De acordo com um estudo feito por Zhu e colaboradores em 2017, a planta auxilia na melhora da função afetiva e do desempenho físico, e também exerce papel positivo nas doenças cardiovasculares. Além disto, foi identificado o seu efeito antioxidante, anti-inflamatório, antibacteriano e anti aging.

Qual é a importância dos hormônios na prática esportiva?

Os hormônios têm extrema importância no desempenho físico. Isso porque tanto os hormônios androgênicos quanto os estrogênicos têm papel na ativação e no aumento das células satélites, as quais atuam na regeneração muscular, além de serem capazes de se diferenciarem, o que gera o aumento do número de fibras musculares e, consequentemente, a quantidade de massa muscular, explica Karla.

Além disso, é necessário frisar a ação da testosterona no aumento da energia e disposição, o que estimula a performance e hipertrofia, além de levar a uma maior força e resistência muscular.

Qual é o papel da Tribulus na melhora o desempenho?

A melhora de desempenho físico relacionada à Tribulus ocorre devido ao fato dela auxiliar no aumento da testosterona circulante. A nutricionista comenta que além disto, essa planta ainda ajuda a promover a síntese de óxido nítrico, substância com efeito vasodilatador que aumenta a performance física.

Como a Tribulus age no corpo?

De acordo com um estudo feito por Yin e colaboradores em 2016, o possível mecanismo de ação da Tribulus ocorre através do aumento do receptor androgênico, o que estimula a síntese endógena de testosterona, principalmente pela ação das saponinas, que é o princípio ativo da planta, presentes em sua composição. Esse benefício ajuda na conservação dos músculos e no aumento de força muscular.

Apesar dos efeitos serem contraditórios em humanos, em relação ao aumento da testosterona, um estudo feito por Qureshi e colaboradores em 2014, associou o efeito benéfico da Tribulus no esporte através do aumento do óxido nítrico, que promove a vasodilatação.

Como deve ser feita a suplementação?

De acordo com Karla, indica-se o uso do extrato seco padronizado em 40% de saponinas. A dose usual é de 85 a 250 mg, três vezes ao dia, nas principais refeições. A nutricionista também pontua que o uso em atletas não acarreta em risco de doping.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Ansiedade

Em meio à pandemia, buscas relacionadas à saúde mental têm recorde no país

29 OUT 2020 às 16h29
Devido à pandemia

Vendas online impulsionam faturamento de pequenas e médias empresas

29 OUT 2020 às 15h51
Perdeu o emprego?

Confira dicas de como ter sucesso para voltar ao mercado de trabalho

28 OUT 2020 às 15h52
Violência-Doméstica

SP tem ao menos 5.000 casos de violência contra crianças na pandemia

28 OUT 2020 às 11h00
Confira este guia!

Salve seu cabelo em um mês com cronograma capilar

28 OUT 2020 às 10h28
Fique atento!

Fumar e beber em excesso aumenta o risco de câncer de garganta

28 OUT 2020 às 10h03
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados