Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prática esportiva

Você conhece a planta Tribulus? Veja seus benefícios na melhora do desempenho físico

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 jun 2020 às 09:48
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A utilização de plantas e seus extratos para fins benéficos à saúde ganham cada vez mais espaço no universo da suplementação. A Tribulus é uma delas. O seu uso é antigo, e a gama de benefícios é ampla e permeia até no meio esportivo.

Para entender mais sobre a Tribulus e o seu papel, conversamos com a nutricionista e consultora da New Millen, Karla Maciel e fomos atrás do que a ciência já estudou sobre. Confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O que é?

Leia mais:

Imagem de destaque
Operação Fim da Linha

Entenda como funciona a lavagem de dinheiro do PCC em empresas de ônibus em São Paulo

Imagem de destaque
Dia do beijo

De herpes à surdez, saiba quais são os riscos do beijo

Imagem de destaque
Neste mês

PF vai aos EUA verificar transações sobre caso de joias de Bolsonaro para concluir inquérito

Imagem de destaque
Aprovada em fevereiro

CNJ suspende medida que proíbe uso de cropped no STJ


A Tribulus terrestris é uma planta rasteira da família Zygophyllaceae, oriunda principalmente da Europa, da Ásia e da África temperada e tropical e do norte da Austrália.

Publicidade


Os seus frutos e sementes são utilizadas desde a antiguidade, devido aos efeitos diurético, tônico e afrodisíaco. Diferentes compostos bioativos já foram identificados na Tribulus, como saponinas esteroidais, flavonoides, glicosídeos, fitoesterois, taninos e terpenoides, pontua a nutricionista.


O uso da Tribulus na medicina é amplo. De acordo com um estudo feito por Zhu e colaboradores em 2017, a planta auxilia na melhora da função afetiva e do desempenho físico, e também exerce papel positivo nas doenças cardiovasculares. Além disto, foi identificado o seu efeito antioxidante, anti-inflamatório, antibacteriano e anti aging.

Publicidade


Qual é a importância dos hormônios na prática esportiva?


Os hormônios têm extrema importância no desempenho físico. Isso porque tanto os hormônios androgênicos quanto os estrogênicos têm papel na ativação e no aumento das células satélites, as quais atuam na regeneração muscular, além de serem capazes de se diferenciarem, o que gera o aumento do número de fibras musculares e, consequentemente, a quantidade de massa muscular, explica Karla.

Publicidade


Além disso, é necessário frisar a ação da testosterona no aumento da energia e disposição, o que estimula a performance e hipertrofia, além de levar a uma maior força e resistência muscular.


Qual é o papel da Tribulus na melhora o desempenho?

Publicidade


A melhora de desempenho físico relacionada à Tribulus ocorre devido ao fato dela auxiliar no aumento da testosterona circulante. A nutricionista comenta que além disto, essa planta ainda ajuda a promover a síntese de óxido nítrico, substância com efeito vasodilatador que aumenta a performance física.


Como a Tribulus age no corpo?

Publicidade


De acordo com um estudo feito por Yin e colaboradores em 2016, o possível mecanismo de ação da Tribulus ocorre através do aumento do receptor androgênico, o que estimula a síntese endógena de testosterona, principalmente pela ação das saponinas, que é o princípio ativo da planta, presentes em sua composição. Esse benefício ajuda na conservação dos músculos e no aumento de força muscular.


Apesar dos efeitos serem contraditórios em humanos, em relação ao aumento da testosterona, um estudo feito por Qureshi e colaboradores em 2014, associou o efeito benéfico da Tribulus no esporte através do aumento do óxido nítrico, que promove a vasodilatação.


Como deve ser feita a suplementação?

De acordo com Karla, indica-se o uso do extrato seco padronizado em 40% de saponinas. A dose usual é de 85 a 250 mg, três vezes ao dia, nas principais refeições. A nutricionista também pontua que o uso em atletas não acarreta em risco de doping.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade