Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pré-treino

Você sabe o que comer antes de correr? Confira dicas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 mai 2022 às 16:46
- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Corrida é um treino que conquista cada vez mais adeptos, tanto pelos seus inúmeros benefícios, quanto pela acessibilidade deste tipo de prática, que pode ser feita em locais como parques, ruas e academias. Mas nem sempre as pessoas buscam orientação de um nutricionista para realizar o treino da maneira mais saudável possível e que irá trazer resultados ainda mais benéficos.


Comer antes ou depois da corrida? O que comer? Esse cardápio vale tanto para competições quanto para o treino diário? Essas são algumas das perguntas que nem sempre são feitas antes de iniciar esse tipo de atividade e que são de extrema importância para que cada um possa potencializar ainda mais o desempenho no treino. Para isso, a DUX Nutrition Lab separou 5 dicas que irão ajudar com essas dúvidas:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. Refeição antes da corrida

Leia mais:

Imagem de destaque
Ex-procurador

Deltan Dallagnol diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba

Imagem de destaque
Até dia 8

Interesse por título de eleitor dispara perto de prazo final; veja as perguntas mais buscadas

Imagem de destaque
Ataques políticos

Fala sobre escravidão constrange presidente de Portugal em festa da Revolução dos Cravos

Imagem de destaque
Eletrônica

Aposta de SP leva R$ 5,58 milhões do concurso 2717 da Mega-Sena

O ideal é saber com antecedência o horário que você está se programando para fazer a corrida e, com isso, fazer uma refeição entre 1h30 até 30 minutos antes do treino. “Importante ressaltar que se a corrida for após o almoço ou janta, por exemplo, o espaço de tempo antes da corrida deverá ser maior. Portanto, se for comer apenas um lanche rico em carboidrato, como um sanduíche com geleia de frutas ou um suplemento com a mesma característica, 30 minutos antes serão suficientes”, explica Raquel Campos, nutricionista da DUX Nutrition Lab.

Publicidade


2. Dê preferência aos carboidratos

Para garantir a energia necessária que o corpo precisa para a corrida, o ideal é consumir carboidratos antes do treino. No caso de alimentos, frutas, mel, geleia, pão, arroz, batata e macarrão podem ser consumidos. Já para quem prefere fazer o pré-treino com suplementos, é possível fazer um mix de carboidratos simples (que contenham maltodextrina misturado com frutose, por exemplo).

Publicidade


3. Aposte na palatinose

A palatinose (ou isomaltulose), que é um carboidrato com baixo índice glicêmico, é indicada para contribuir com o aumento de açúcar no sangue e, desta forma, promover uma liberação gradual de energia. Com isso, é possível evitar picos de insulina que poderiam resultar em um acúmulo de gordura corporal ao longo do tempo e, assim, prolongar o fornecimento de energia ao corpo. “O uso de palatinose antes do treino é indicado tanto para quem está em busca de perda de peso, quanto para aqueles que apresentam diabetes tipo 1 e 2”, ressalta Raquel.

Publicidade


4. Alie boa alimentação com triglicerídeos de cadeia média

Publicidade

O TCM (triglicerídeos de cadeia média) é um suplemento de gorduras que pode ser comparado ao carboidrato no quesito de fornecimento de energia ao corpo. “O objetivo do TCM é aumentar a utilização de ácidos graxos livres como fonte de energia e, assim, poupar os estoques de glicogênio do organismo em treinos de longa duração. Porém, por ser uma gordura e deixar o corpo mais eficiente para utilizar essas gorduras como fonte de energia, o TCM deve ser sempre associado a uma boa alimentação, rotina de treinos adequados e descanso”, explica a nutricionista.


5. Reforço na ceia para treino cedo em jejum

Publicidade

Para aqueles que preferem correr logo pela manhã, ainda em jejum, o ideal é fazer uma ceia rica em carboidratos para que, ao acordar, o corpo ainda esteja com alto estoque de glicogênio. Já para aqueles que preferem comer algo rápido antes do treino, o ideal é apostar em carboidratos simples ou suplementos. No caso de corrida pela manhã, alguns alimentos devem ser sempre evitados, como leite e derivados, proteínas e carboidratos que promovem fermentação. “Na dúvida, sempre recomendamos o uso do aplicativo FODMAPs, que possui uma lista completa de alimentos com alto, médio e baixo teor de fermentação”, diz Raquel.

De acordo com a nutricionista, ainda é importante estar atento a outros detalhes para garantir os melhores resultados com a corrida. “Não é indicado, por exemplo, consumir whey protein antes de um treino, pois, além de ser um suplemento derivado do lácteo, também é uma proteína. Ou seja: o pior tipo de nutriente para fornecer energia. Neste caso, whey protein só deve ser consumido após o treino para contribuir com a recuperação muscular. De qualquer maneira, é indicado consultar um nutricionista para saber quais as necessidades específicas do seu corpo e tipo de treino para que ele possa indicar com precisão o que e quando poderá ser consumido”, finaliza.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade