Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atua no cérebro

Yoga pode ajudar na concentração na hora de trabalhar e de estudar

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 ago 2020 às 11:18
- Reprodução/Dane Wetton/Unsplash
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pesquisas feitas pelo Yoga Alliance - organização profissional e de associação sem fins lucrativos sediada nos EUA para professores de yoga - revelaram que, de 2008 a 2016, o número de praticantes de yoga duplicou, passando de 15,8 milhões para 36,7 milhões no mundo. E agora, durante a pandemia, alguns países relataram aumentos de até 200% no número de pessoas adeptas da prática.


Priscilla Leite, professora de yoga e youtuber criadora do canal Pri Leite Yoga, que também viu seus números de inscritos no Youtube saltarem de 310 para 749 mil inscritos nessa quarentena, afirma que a prática consistente e regular da atividade pode ajudar a liberar o estresse do dia a dia e melhorar a memória, bem como a saúde mental.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"É muito comum que qualquer pessoa fique dispersa em algum momento durante o dia. Afinal, são inúmeras as tarefas cotidianas e quase infinitos, os pensamentos que povoam nossas mentes diariamente, às vezes até nos deixando mais estressados. O yoga nos ajuda a pensar com mais clareza e consequentemente ajuda a aliviar os níveis de ansiedade e promover a calma, pontua.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Veja os direitos do trabalhador no feriado da Sexta-feira Santa

Imagem de destaque
Saiba mais

Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida

Imagem de destaque
Em rede social

Jair Renan diz que trocou RJ, reduto dos Bolsonaro, por SC devido ao 'povo trabalhador e honesto'

Imagem de destaque
Dados de 2022

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, diz ONU


No entanto, você sabia que praticar yoga pode fazer muito mais do que só aliviar a ansiedade? A atividade também pode afetar os padrões neurais no cérebro, o que ajuda a melhorar a capacidade de concentração e foco, sendo muito benéfica no resgate da concentração que as vezes falta durante o home office ou os estudos online.

Publicidade


" Os exercícios respiratórios e algumas posturas ajudam a acalmar a mente e o corpo e afastar aqueles pensamentos que tendem a nos distrair ao longo do dia, pois durante a prática o aluno se concentra somente no seu corpo, postura e respiração”, complementa a yogini.


Da respiração ao movimento corporal, aqui estão três poses de Yoga que Priscilla Leite separou para aqueles que precisam focar a atenção durante os estudos ou trabalho. Veja:

Publicidade


Savasana


Divulgação
Divulgação


Essa postura de yoga é poderosa e traz diversos benefícios para quem a pratica como: produzir grande relaxamento para o corpo curando os transtornos causados pelo excesso de tensão, reduz terapeuticamente o risco de arritmia cardíaca, ataque cardíaco, pressão alta e colesterol e tem um efeito excelente contra a fadiga física e mental, acalmando as ondas cerebrais e estimulando a endorfina, serotonina e melatonina, hormônios que atuam no bem-estar e rejuvenescimento corporal.

Publicidade


Como fazer: deitado em um tapete de yoga, edredom ou até mesmo no chão comece se espreguiçando como se estivesse acabado de acordar. Feche os olhos se preferir e inale e exale profundamente. Solte cada tensão do seu corpo e deixe-o ficar pesado em direção a terra, se permitindo relaxar e aproveitar esses minutos consigo mesmo sem expectativas e julgamentos. Leve as mãos sob o coração e preste atenção na sua respiração.


Postura do guerreiro 2

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Virabhadrasana ou postura do guerreiro, é uma postura forte como indica o próprio nome; a sua prática desenvolve firmeza, estabilidade e determinação. Esta asana fortalece as pernas, ajuda no alinhamento da coluna, alivia dores na lombar e ajuda no aumento da capacidade pulmonar através da expansão do tórax e acompanhada de um mudra, pode ajudar no aumento da concentração.


A asana na imagem acima se refere a Postura do Guerreiro 2 em conjunto com o mudra gyan mudra que tem como objetivo reduzir a tensão e aumentar o nível de concentração. Essa postura é bastante calmante e espiritualmente desperta.

Publicidade


Como fazer: em pé, abra as pernas e deixe os pés bem firmes sobre o chão, o peso do corpo deve ser bem distribuído pelos dois pés. Depois, leve o joelho direito para frente flexionando-o sem deixar passar do calcanhar e abra as mãos com a coluna ereta. Leve as palmas das mãos para cima e junte o seu dedo indicador com o polegar como mostra na imagem . Foque a sua atenção no seu dedo médio a sua frente. Mantenha a respiração profunda, soltando os ombros e relaxando os pontos de tensão do corpo e depois faça o outro lado.


Postura da árvore

Publicidade


Divulgação
Divulgação


A Vrkshásana ou a postura da Árvore tem como benefícios desenvolver o equilíbrio e a consciência do alinhamento postural estimulando a coordenação neuro -muscular, aquietar a mente e aumentar e também estimular a intuição e a paciência.


Como fazer: com as solas dos pés firmes no chão, abra o joelho direito para a direita e leve as palmas das mãos para cima, juntando o dedo indicador com o polegar, como na imagem e depois estique os braços. Respire e inspire com calma.

Uma dica para continuar centrado nessa posição é manter o foco no nariz, sempre olhando para baixo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade