Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tecnologia da Informação

Encontros Folha: "empresas precisam transformar dados em negócios"

Marco Feltrin - Redação Bonde
24 jun 2015 às 14:53
- Gustavo Carneiro/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Grupo Folha de Comunicação realizou na manhã desta quarta-feira (24) a quarta edição do EncontrosFolha, com o tema "A industria da tecnologia e das comunicações como diferencial competitivo no interior do estado do Paraná". O evento, que lotou uma das salas de convenção do hotel Blue Tree, teve como palestrante principal Carlos Arruda, diretor executivo da Fundação Dom Cabral e doutor em Administração pela Universidade de Bradford.

Arruda falou sobre a digitalização da indústria e as formas de incorporar a Tecnologia da Informação nos processos produtivos. "As empresas precisam estimular a capacidade de transformar dados em negócios, para gerar solução e valor. Não é usar a TI como apoio, suporte. Estamos falando de TI como estratégia, agente transformador", observou o palestrante, projetando uma realidade na qual a capacidade de processamento de dados supera a capacidade humana de pensar e tomar decisões.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Durante o evento, Carlos Arruda apresentou dados de uma pesquisa realizada recentemente pela Siemens sobre a digitalização e competitividade internacional das empresas brasileiras, avaliando o ambiente propício para inovação. Foram ouvidos 250 CEOs, engenheiros e especialistas. Para 48% deles, o termo digitalização significa a saída do mundo analógico para o digital. "Mas, na cabeça dos europeus, não é possível que o Brasil ainda tenha indústrias analógicas", apontou o diretor da Dom Cabral, dando um exemplo de quanto o país está atrasado neste processo. O levantamento mostra ainda que os entrevistados reconhecem que a digitalização leva à melhoria da competitividade, com eficiência no uso de recursos, melhoria no processo de decisão e eficiência energética.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


Com base nos dados da pesquisa, Arruda afirmou que ainda falta capacitação e atitude ao brasileiro na hora de inovar. "Nosso maior desafio é transformar atitude operacional em atitude empreendedora. Fazer perguntas e não dar respostas. Nós educamos nossas crianças para dar respostas certas. Fomos educados para responder o certo. Atitude inovadora é outra coisa", apontou, cobrando também o papel das empresas. "Precisam incluir na sua agenda, e eu não vejo isso, a inclusão no planejamento estratégico desta temática, trazer para dentro da empresa esta reflexão. É uma mudança de papeis: sai o TI do suporte, entra o TI estratégico. O Brasil precisa deixar de ter boas empresas para ter empresas inteligentes. Isto ainda é um longo caminho e Londrina pode ser um exemplo de como isto deve ser feito".

Publicidade


Sérgio Tanaka, coordenador do curso de Ciências da Computação da Unifil foi um dos convidados a debater sobre o tema. Ele afirmou que um dos principais problemas enfrentados pelo setor de TI está na pouca eficácia nas soluções para os negócios, devido à falta de planejamento dos colaboradores, que estão muitas vezes apenas "apagando incêndios". "É preciso pensar na arquitetura de TI como estratégia empresarial, ter o objetivo de integrar e padronizar processos, com um modelo de planejamento que mapeia processos, sistemas, pessoas e tecnologias".


Emerson Cechin, coordenador setorial de TI do Sebrae, afirmou que o modelo de competitividade das empresas precisa se adaptar às mudanças radicais na forma de interagir das pessoas. "É preciso entender o comportamento de consumo, trabalhar a inteligência dos negócios. O que torna a empresa competitiva é o quanto de valor você entrega, o resultado que entrega".

Publicidade


Marcus Von Borstel, presidente do Sindicato da Industria de Softwares do Paraná (SINFOR) fez um panorama da vocação tecnológica de Londrina, que aposta na marca de "cidade genial" para atrair empresas do setor.


O prefeito Alexandre Kireeff foi o último a se apresentar no painel, trazendo detalhes sobre a lei municipal de Inovação, que prevê a criação do Promin, programa de incentivo a empresas inovadoras da cidade. "É uma forma de estimular a criação de soluções com o desenvolvimento de empresas inovadoras que auxiliem obras de aparelhamento e infraestrutura da própria prefeitura. Nossa pretensão é começar de forma modesta, com R$ 1 milhão para o ano que vem. Mas isto ainda depende de aprovação do orçamento na Câmara".

Segundo levantamento feito recentemente pelo Sebrae, a região de Londrina tem 1.181 empresas de Tecnologia da Informação que podem se desenvolver com a nova lei.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade