Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Era do Conhecimento

Agricultura Digital é tema de palestra na ExpoLondrina nesta quarta

Redação Bonde
07 abr 2016 às 15:53
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta sexta-feira (8), a partir das 8 horas, o especialista em tecnologia voltada para o agronegócio, Tsen Chung Kang, ministra a palestra "Agronegócio na Era do Conhecimento", no auditório Milton Alcover, no Parque de Exposições Ney Braga. O evento faz parte da programação de eventos da ExpoLondrina 2016, e é organizado pela Cooperativa Integrada e Sociedade Rural do Paraná, com apoio da Seab, Emater e Apex Brasil.

"O agronegócio está passando por uma revolução tecnológica nos últimos anos e as novas ferramentas disponíveis no mundo digital podem ajudar nossos produtores a melhorarem a produtividade agrícola", destaca o presidente da Integrada, Jorge Hashimoto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Professor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), Tsen Kang irá abordar as novas tecnologias digitais relacionadas principalmente aos sistemas de Big Data e Analytics, que fornecem informações e conhecimento importantes para a agricultura. Para o especialista, a tecnologia da informação é algo do passado, já que hoje o que importa é o conhecimento sobre o que está sendo trabalhado. Segundo ele, o conhecimento é que movimentará o mundo daqui por diante e não mais a informação. "O que o agricultor mais necessita é do conhecimento sobre o mercado, sua produção, sua fazenda e sua região", observa.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Parque Ney Braga

AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio

Imagem de destaque
Feira

Após 2 anos, Expoingá é retomada com expectativa de bons negócios

Imagem de destaque
Agricultura

Paraná já conta com 59 feiras de orgânicos e agroecológicos

Imagem de destaque
Financiamento

Paraná terá até R$ 13,6 bilhões do Banco do Brasil para a safra 2017-2018


Segundo o professor, não adianta mostrar apenas as informações de que a planta está doente, por exemplo, pois é necessário que o produtor saiba que tipo de doença atingiu a sua lavoura, como a doença foi contraída, qual o remédio deve ser aplicado, a dosagem, em que condições, quando deve ser aplicado, quais as peculiaridades desta aplicação, entre outras informações cruciais que irão solucionar o problema.

Publicidade


No novo modelo de tecnológico, Tsen Kang observa que os dados necessitam ser coletados no local e com um profissional que conheça a realidade daquela região. O especialista observa que o conhecimento está relacionado diretamente aos bons índices de produtividade.


Kang salienta que ferramentas de IoT. Big Data e Analytics (Google Analytics, SAP Hana, IBM BlueMix, Cloudera, etc...) existem, mas ainda são muito pouco aplicadas na agricultura. Um dos motivos, aponta ele, é que existe ainda muito pouco dado disponível, e os que existem geralmente são dados de equipamentos (tratores, colheitadeiras, pulverizadores, adubadoras, entre outros). De acordo com o especialista, são necessários mais dados de campo, principalmente aqueles relacionados às plantas.

Serviço:
Agronegócio na Era do Conhecimento - Palestra sobre novas tecnologias digitais
Palestrante: Tsen Chung Kang
Data: 8 de abril
Horário: a partir das 8h
Local: Auditório Milton Alcover
Organização: Integrada Cooperativa Agroindustrial e Sociedade Rural do Paraná
Apoio: Seab, Emater e Apex


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade