Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Audiência pública

Dados da Embrapa serão usados em demarcação, diz Gleisi

Agência Estado
08 mai 2013 às 13:59
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse nesta quarta-feira (7) durante audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados que o governo federal utilizará informações dos bancos de dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para embasar os estudos sobre identificação e demarcação de novas reservas indígenas. "A Embrapa tem séries histórias, imagens de satélites e respeito instituição por suas informações", disse ela.

Ela reconheceu que existem casos de índios sem ocupação que são estimulados por movimentos externos, que reivindicam áreas em regiões produtivas e consolidadas, e que a situação se agrava quando estão envolvidos pequenos agricultores. Ela disse que muitas vezes os estudos começam sem avaliação externa, "dando início aos conflitos que geram perdedores de todos os lados. É um jogo de perde e perde".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A ministra afirmou que há 80 áreas em estudo para identificação de terras indígenas e muitas requisições. Ela disse que o governo está cumprindo seu papel constitucional de resgatar e fazer justiça em relação à questão indígena. "A Constituinte de 1988 devolveu dignidade e não há grandeza pela metade", disse ela.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Parque Ney Braga

AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio

Imagem de destaque
Feira

Após 2 anos, Expoingá é retomada com expectativa de bons negócios

Imagem de destaque
Agricultura

Paraná já conta com 59 feiras de orgânicos e agroecológicos

Imagem de destaque
Financiamento

Paraná terá até R$ 13,6 bilhões do Banco do Brasil para a safra 2017-2018


Ela afirmou que o governo aguarda uma decisão do Supremo Tribunal Federal sobre os embargos declaratórios relativos ao julgamento da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, que estabeleceu o marco regulatório sobre o assunto. Segundo ela, a ausência de decisão não exime o poder Executivo de buscar respostas.

Ela lembrou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) foi criada para proteger e dar suporte aos indígenas. "A Funai está para índios assim como o Ministério do Desenvolvimento Agrário está para os pequenos agricultores e o Ministério da Agricultura está para os demais produtores rurais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade