Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Redução na área de plantio

Especialistas apontam queda na produção de grãos no Paraná

Redação Bonde
27 dez 2014 às 10:57
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

De acordo com dados levantados pelo Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, o Paraná terá queda na produção de grãos no ano de 2015. As estimativas apontam para redução de até 4% e o volume total de grãos produzidos no estado deve cair de 11,04 milhões de toneladas, registrados em 2013 para 10,55 milhões de toneladas.

O principal motivo da redução, de acordo com os estudos, é a menor área de plantio de grãos
e o atraso do plantio da soja na safra de verão. O diretor do Deral, Carlos Hugo Godinho, afirmou à imprensa que com o atraso da colheita da soja, especialmente na região norte do estado, o produtor perde a época ideal para plantar o milho safrinha e isso também impacta no resultado final da colheita deste grão. A previsão é que no próximo ano a área de plantio de milho safrinha seja de 1,87 milhão de hectares, abaixo da área plantada em 2013, que foi de 1,89 milhão de hectares.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A área de plantio de feijão também vai apresentar queda. O baixo preço para comercialização do grão pode desestimular o produtor, por isso a previsão é de queda de 18% da área de plantio.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Parque Ney Braga

AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio

Imagem de destaque
Feira

Após 2 anos, Expoingá é retomada com expectativa de bons negócios

Imagem de destaque
Agricultura

Paraná já conta com 59 feiras de orgânicos e agroecológicos

Imagem de destaque
Financiamento

Paraná terá até R$ 13,6 bilhões do Banco do Brasil para a safra 2017-2018

A única cultura que deve ter aumento na produção é a soja. A expectativa do Deral é de um aumento de 8% na produção em relação à safra anterior. A produção no ano que vem deve ultrapassar os 22 milhões de toneladas, enquanto no ano passado a colheita foi de 20,5 milhões de toneladas. (Com informações do G1)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade