Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Doença grave

Identificado foco de ferrugem asiática no Paraná

Redação Bonde
06 dez 2011 às 18:15
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Consórcio Antiferrugem registrou os primeiros focos de ferrugem asiática em área comercial, na fase de desenvolvimento vegetativa (Vn), no municípios de Cristalina (GO) e Nova Aurora (PR).

O município paranaense fica a 60 quilômetros de Cascavel. O foco foi localizado em plantas de soja voluntária que são decorrentes de grãos que germinaram espontaneamente. De acordo com o agrônomo da Cooperativa Coopacol, Fernando Fávero, estas plantas estão na fase de enchimento de grãos. "Os produtores precisam de bastante atenção, porque as primeiras lavouras semeadas já floresceram, fase que favorece a infecção pela ferrugem", disse.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Para a pesquisadora Cláudia Godoy, da Embrapa Soja, os produtores precisam intensificar o monitoramento das lavouras para realizar o controle da ferrugem no momento adequado. "A floração da lavoura é uma época em que as linhas de soja se fecham e fica mais favorável para que a infecção se inicie nas folhas de baixo das plantas, em função do sombreamento e da maior umidade", explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Parque Ney Braga

AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio

Imagem de destaque
Feira

Após 2 anos, Expoingá é retomada com expectativa de bons negócios

Imagem de destaque
Agricultura

Paraná já conta com 59 feiras de orgânicos e agroecológicos

Imagem de destaque
Financiamento

Paraná terá até R$ 13,6 bilhões do Banco do Brasil para a safra 2017-2018

Historicamente, o final de novembro e o início de dezembro é um período em que os primeiros focos de ferrugem aparecem, em função do florescimento das lavouras, se houver chuvas bem distribuídas. "Por isso, o momento agora é de alerta para que o controle seja feito no momento correto com fungicidas em misturas prontas de triazois e estrobilurinas, evitando perdas de produtividade", enfatizou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade