Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Foco de aftosa

Missão vai fiscalizar frigoríficos paraguaios

Agência Brasil
11 jan 2012 às 15:54
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) enviou hoje (11) dois fiscais federais agropecuários ao Paraguai para inspecionar os frigoríficos habilitados a exportar carne para o Brasil. A ação faz parte do conjunto de medidas tomadas pelo governo brasileiro para impedir que o novo foco de febre aftosa detectado no país vizinho no início do mês entre no território nacional.

A missão com os dois profissionais do Departamento de Saúde Animal (DSA) e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) inicia os trabalhos amanhã (12) e permanecerá no Paraguai por oito dias. Eles verificarão se estão sendo cumpridos todos os requisitos para exportação de carne maturada e desossada para o mercado brasileiro em cinco plantas dos departamentos de Assunção e Concepción.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Esse tipo de carne é o único que está com a exportação permitida para o Brasil desde setembro, quando outro foco de aftosa foi confirmado no departamento de San Pedro. A região é a mesma onde foi detectado o novo foco e, desde o ano passado, está com as exportações suspensas para o Brasil. Atualmente, a carne paraguaia só pode entrar no país pela cidade fronteiriça de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, onde os caminhões são desinfetados.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Parque Ney Braga

AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio

Imagem de destaque
Feira

Após 2 anos, Expoingá é retomada com expectativa de bons negócios

Imagem de destaque
Agricultura

Paraná já conta com 59 feiras de orgânicos e agroecológicos

Imagem de destaque
Financiamento

Paraná terá até R$ 13,6 bilhões do Banco do Brasil para a safra 2017-2018

Além da missão enviada hoje, uma outra, do Comitê Veterinário Permanente do Mercosul (CVP), presidido atualmente pelo Brasil, deve estar no Paraguai entre os dias 15 e 21 de janeiro. O grupo tentar encontrar soluções e ajudar o governo paraguaio a identificar e implementar estratégias para erradicar a febre aftosa em seu território.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade