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Pesquisa é fundamental

Antecipar compras de Natal traz até 50% de economia

Agência Estado
21 nov 2011 às 10:11
- Reprodução
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O consumidor que antecipar as compras de Natal para o início de dezembro pode gastar até 50% menos. Mas a economia só vem após a tradicional pesquisa de preços. Essa é a melhor maneira de driblar os reajustes que geralmente ocorrem dias antes das festas de fim de ano.

"Como a maioria das pessoas deixa as compras para a última hora, o lojista tem custos maiores, como a contratação de funcionários para os últimos dias e gastos com estoque. Por isso, o preço tende a aumentar ", explica o consultor financeiro Gustavo Cerbasi.

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Ele acrescenta ser interessante adiantar as compras de brinquedos, perfumes, DVDs e roupas apenas quando o consumidor tem certeza absoluta daquilo que o presenteado quer ganhar. Isso porque a antecipação diminui o prazo de trocas, o que pode trazer transtorno.

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"Quando a pessoa está em dúvida, é interessante perceber que o vale-compras é economicamente interessante, pois o presenteado poderá adquirir mais produtos após o Natal — quando começa a época de liquidações — do que na véspera."

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Para o consultor financeiro Álvaro Modernell, o melhor período de compras vai até 10 de dezembro, pois a partir desta data, as lojas ficam mais cheias. "Então fica difícil de pesquisar", diz.


Representantes do comércio afirmam que o consumidor que antecipa suas compras tem mais chances de negociar maiores abatimentos ou melhores formas de pagamento. "O comprador terá mais facilidade para conseguir fazer um crediário e até consegue maiores descontos quando paga à vista", diz a relações públicas do Sindilojas-SP, Simone Mariano.

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Com dinheiro na mão, é possível barganhar, ao menos, 4% de desconto, porcentual que representa a taxa paga pelo comerciante para as administradoras de cartão de crédito sobre cada venda.


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Para o educador financeiro Reinaldo Domingos, o consumidor economizará até 50% ao adiantar as compras de Natal desde que não se atenha a marcas. "É importante não fechar os olhos para os similares. Não seja fiel às marcas. Seja fiel às informações técnicas, pois nem sempre pagar pela marca é um bom negócio."


Numa pesquisa em lojas virtuais, a reportagem do JT constatou que, enquanto um site pede R$ 1.699 por uma TV de LCD com 32 polegadas, um concorrente vende pelo mesmo preço um modelo similar mais outro aparelho de 24 polegadas.


Mas antes de sair de casa, os consultores financeiros advertem que o consumidor planeje suas compras para não perder o controle do orçamento. "É importante ir às compras sabendo quanto dinheiro você dispõe e saber qual o valor a ser gasto com cada presente", afirma Gustavo Cerbasi.

O representante comercial Cláudio Evangelista, de 41 anos, não se intimidou com a chuva de ontem e foi às compras na Rua 25 de Março. "Vim a São Paulo a trabalho e estou aproveitando para antecipar as compras. É unir o útil ao agradável", diz ele, que vive em Salvador (BA) e, até agora, estima que gastaria 60% mais se comprasse os itens dias antes do Natal.


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