Em segundo lugar está o Grupo B2W, responsável pelas empresas Americanas.com, Submarino S.A e Shoptime, com 61,7% das queixas não resolvidas. E, em terceiro lugar, o Banco do Brasil com 58,3% de reclamações sem solução, seguido pela BV Financeira S.A e Aliança Eletromóveis, com índices de 57,0% e 56,1%, respectivamente.
A partir deste mês, o Procon-PR passará a divulgar mensalmente o ranking do comportamento dos fornecedores nas audiências realizadas pelo órgão. Esta nova ferramenta tem como objetivo auxiliar o consumidor a avaliar sua decisão de compra ou contratação de serviço de determinado fornecedor, mostrando como ele atua em relação às reclamações registradas. A lista divulgada ontem pode ser acessada pelos consumidores no site do Procon.
"Muitas dessas empresas apresentam um alto índice de não-resolução, contando com a possibilidade de repassar a questão para o poder judiciário e com uma possível desistência por parte do consumidor", explica a coordenadora do órgão, Cláudia Silvano, ao avaliar o comportamento apresentado durante a realização das audiências de conciliação. "Além disto, o Procon-PR vem constatando que muitos fornecedores terceirizam seus serviços, mas os representantes não solucionam o problema do cliente", acrescenta.
Ranking
Para elaborar o ranking do comportamento nas audiências, o Procon-PR levou em conta fornecedores que tiveram no mínimo 50 audiências entre janeiro e julho deste ano, num total de 143 dias úteis, e que apresentaram índice de não resolução superior a 30%.
Redação Bonde