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Comprou por impulso em sites de compras coletivas?

Redação Bonde
24 mar 2011 às 11:21
- Reprodução
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Os sites de compras coletivas trazem todos os dias milhares de produtos e serviços com descontos tentadores. Podem ser tão irresistíveis, que muitas vezes o consumidor acaba comprando um cupom de desconto sem realmente precisar ou não se atenta para determinadas regras da promoção que o impossibilitam de usufruir o produto adquirido. Pensando nesses casos, um novo mercado está sendo criado: o de recompra de cupons.

Um dos sites que oferecem esse serviço é o Regrupe, que tem entre os fundadores o ex-diretor de inteligência do Groupon, Antônio Miranda.

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"Quando trabalhava no Groupon, percebia que o número de clientes que acabavam perdendo os cupons adquiridos era grande", diz. Segundo o executivo, isso acontece por diversas razões. "O cliente se esquece que comprou o cupom ou então não presta atenção a alguns detalhes da oferta, como, por exemplo, que ela só serve para o jantar e não para o almoço", afirma.

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Assim surgiu ideia do site, que entrou em operação em fevereiro deste ano. "Estimamos intermediar a revenda de aproximadamente R$ 5 milhões em 2011", diz Miranda.

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Segundo ele, o percentual de clientes que perdem os cupons é estimado entre 20% e 30%. "Em 2011, o mercado de compras coletivas estima movimentar entre R$ 1 bilhão e R$ 2 bilhões, o que garante um mercado potencial de revenda de pelo menos R$ 200 milhões em cupons", diz Miranda.


Outro site que aposta no mercado de recompra de vouchers é o Recupom. A ideia nasceu de um estudo feito pelo seu idealizador, Erwin Julius. "Verifiquei a aplicação de algumas ideias no mercado internacional e vi que a revenda de cupons estava começando por lá, mas ainda bem tímida", afirma.

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O site funciona como um mediador entre quem deseja vender um cupom e quem quer adquirir a oferta. "Ao se interessar pela compra de uma oferta, o interessado cadastra seu e-mail, que é então enviado ao vendedor. Este, por sua vez, pode respondê-lo por e-mail e desenrolar a venda com o interessado", diz Julius.


De acordo com Vinícius Dornela, outro fundador do Regrupe, as ofertas de bares e restaurantes são as que mais têm anúncios no site e as que são vendidas mais rapidamente.

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"Um dos diferenciais do site de revenda é que o cliente pode comprar o voucher e utilizá-lo imediatamente, diferente dos sites de compras coletivas, em que o cupom só fica disponível no outro dia", aponta. "Então, se a pessoa quer ir a um restaurante naquele dia, por exemplo, pode entrar no site e procurar por algum cupom que interesse", diz.


Para o idealizador do Recupom, os vouchers mais perdidos não se classificam exatamente por categoria, mas por valor. "Os cupons mais baratos são os que recebem menos atenção do seu dono, porque, muitas das vezes, ele dá mais atenção às ofertas mais caras. No final, cupons com um preço de até R$ 16 são os mais esquecidos", aponta.

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O gerente financeiro Yuri Kretzmann não era um comprador assíduo de produtos pelos sites de compras coletivas. Mas se interessou pelo modelo de revenda de cupons. "Os sites de compras coletivas trazem muitas ofertas, mas poucas que realmente me interessavam e que poderiam ser utilizadas. Esta é uma das grandes vantagens do site de recompra, porque você entra e procura diretamente por aquilo que está precisando", afirma.

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Além disso, Kretzmann cita a facilidade de encontrar o estabelecimento pelo site como um dos principais atrativos. "No Regrupe tem um mapa que facilita encontrar o estabelecimento mais próximo de onde você está. Assim, é possível escolher e utilizar o cupom na mesma hora", afirma.


De acordo com a advogada do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Mariana Alves, nos casos de informação incorreta do cupom ou má-fé do revendedor, o consumidor tem duas alternativas:

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"Contra o revendedor, ou seja, a pessoa física que vendeu o cupom no site, o consumidor pode usar o Código Civil, sob alegação de má-fé. Mas o site que faz a intermediação do negócio também tem responsabilidade e contra ele entra o Código de Defesa do Consumidor", diz Mariana.


Esse era um dos principais temores de Kretzmann, antes de adquirir cupons pelo site de revenda. "Tinha receio de que pudesse comprar um cupom que não fosse válido e acabar perdendo o dinheiro que paguei. Mas me tranquilizei depois que soube que o site (Regrupe), em caso de qualquer problema desse tipo, se responsabilizaria e devolveria o dinheiro", diz.


Segundo Miranda, do Regrupe, existe uma equipe que analisa os cupons e tenta verificar a veracidade da oferta. "Não tem como analisar um por um, mas procuramos ver alguns dados mais importantes. Se o valor for muito alto, costumamos checar", afirma.

De acordo com o executivo, o site devolve o valor para o cliente em caso de qualquer problema dessa natureza. "Nós assumimos o risco", assegura. (Fonte: InfoMoney)


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