Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Orientações

Guia auxilia consumidor com serviços bancários

Redação Bonde
15 mar 2011 às 11:14
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, lança, nesta terça-feira (15), o guia "Os bancos e você".

A cartilha, criada em parceria com a Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), traz informações sobre os direitos dos usuários de banco, além de traçar um perfil sobre as características dos serviços oferecidos pelas instituições financeiras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O conteúdo do material é amplo, e traduz ao consumidor conceitos básicos que vão desde a escolha de um banco, os cuidados na abertura e encarramento de contas e esclarecimentos sobre serviços como movimentações, pagamentos, cheques, cartões e tarifas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fase de aprovação

Prefeitura quer beneficiar contribuintes em dia no IPTU com descontos progressivos

Imagem de destaque
Preços a partir de R$ 5

Associação de Voluntários do HU promove bazar beneficente

Imagem de destaque
Neste final de semana

Shopping de Londrina fará liquidação fora de época com descontos de até 70%

Imagem de destaque
Aproveite!

Bazar em Cambé venderá roupas a partir de R$ 2


Inicialmente, a tiragem do material será de 5 mil exemplares, que ainda terá anexado alguns modelos de carta para o consumidor reivindicar seus direitos, caso seja vítima de práticas abusivas das instituições financeiras.

Publicidade


O guia pode ser encontrado, em completo, no próprio site do Idec (www.idec.org) e nos eventos públicos que a entidade irá participar nos dias 15 e 16, na faculdade de direito da USP, e nos dias 16,17 e 18, no multirão de educação financeira, no vão do Masp.


Dia mundial do consumidor

Publicidade


Ainda nesta terça-feira, por exemplo, a Proteste – Associação de Consumidores, em parceria com a OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil), realiza um debate sobre os riscos do endividadmento do jovem consumidor.


Na ocasião, as principais reclamações dos jovens e das classes C, D e E em relação à oferta de crédito estão entre os temas debatidos.

O evento ocorrerá das 19h às 21h, no plenário dos Conselheiros da OAB SP, na Praça da Sé, 385, 2º andar. Para participar é preciso se inscrever no site da OAB. As inscrições ficarão abertas enquanto houver vagas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade