Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Após cobrança do Idec

Inmetro quer mais segurança em ventiladores

Redação Bonde
13 abr 2011 às 12:20
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A edição de março de 2010 da revista do Idec publicou um teste feito com seis modelos de ventiladores de mesa disponíveis no mercado brasileiro. Baseado nas normas ABNT, todos eles foram reprovados em pelo menos um quesito de segurança.

Entre os perigos potenciais identificados estavam pegar foco, dar choque devido ao fácil acesso à fiação do motor, tombamento, fácil acesso ao mecanismo de oscilação (dispositivo que confere movimento ao aparelho) e hélices não protegidas devidamente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No início deste mês o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) divulgou uma portaria (nº 153/2011) que regulamenta as exigências de segurança para ventiladores de mesa, coluna e circuladores de ar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fase de aprovação

Prefeitura quer beneficiar contribuintes em dia no IPTU com descontos progressivos

Imagem de destaque
Preços a partir de R$ 5

Associação de Voluntários do HU promove bazar beneficente

Imagem de destaque
Neste final de semana

Shopping de Londrina fará liquidação fora de época com descontos de até 70%

Imagem de destaque
Aproveite!

Bazar em Cambé venderá roupas a partir de R$ 2


Os fabricantes e importadores terão até abril de 2012 para se adaptar aos novos requisitos técnicos. A comercialização de produtos anteriores à regulamentação estará proibida integralmente em outubro de 2013.


Além da segurança no uso, a mesma portaria determina que os ventiladores começarão a apresentar a ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia). A etiqueta dá uma "nota" de A (mais eficiente) a D (menos eficiente) aos produtos, conforme seu consumo de energia. A etiquetagem já ocorre com ventiladores de teto desde 2008.

A coordenadora executiva do Idec, Lisa Gunn, considera a regulamentação das exigências de segurança e a informação sobre a eficiência uma vitória. "O consumidor deve levar para casa produtos seguros e ter informação sobre a eficiência energética para poder escolher produtos que consumam menos energia elétrica", declarou Lisa. (Fonte: Idec)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade