Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Constrangimento?

Mercados podem conferir compras de clientes

Redação Bonde
11 mar 2011 às 11:42
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A vistoria das compras dos clientes realizada pelos fornecedores após o pagamento não é considerada conduta abusiva, segundo análise do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em julgamento de um recurso do Ministério Público de São Paulo contra uma rede de supermercados atacadista que tem por hábito conferir as compras dos clientes, após o pagamento e antes da saída da loja, o STJ entendeu que as relações comerciais impõem aos grandes estabelecimentos a utilização de equipamentos ou sistemas de segurança, atualmente bastante difundidos, compreendidos e aceitos pela maior parte dos consumidores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Qualquer consumidor habituado a frequentar grandes estabelecimentos comerciais tem consciência dos equipamentos e procedimentos utilizados pelos fornecedores no exercício de seu direito de vigilância e proteção do patrimônio, sem que se possa cogitar má-fé do fornecedor (…) A proteção da boa-fé nas relações de consumo não implica necessariamente favorecimento indiscriminado do consumidor em detrimento de direitos igualmente outorgados ao fornecedor", disse a relatora, ministra Nancy Andrighi.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fase de aprovação

Prefeitura quer beneficiar contribuintes em dia no IPTU com descontos progressivos

Imagem de destaque
Preços a partir de R$ 5

Associação de Voluntários do HU promove bazar beneficente

Imagem de destaque
Neste final de semana

Shopping de Londrina fará liquidação fora de época com descontos de até 70%

Imagem de destaque
Aproveite!

Bazar em Cambé venderá roupas a partir de R$ 2


Constrangimento


Para o Ministério Público de São Paulo, a conduta coloca os consumidores em desvantagem exagerada, impondo-lhes constrangimentos indevidos e desnecessários.

Além disso, o Ministério Público entende que a medida é incompatível com o princípio da boa-fé e viola o CDC (Código de Defesa do Consumidor), partindo do pressuposto de que todos são desonestos até prova em contrário.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade