02/03/21
Fique por dentro

Os 10 mandamentos para o investidor durante a crise

Em momentos de turbulência, os investidores se questionam: afinal, é hora de comprar ou vender ações? Veja a resposta para as dúvidas que surgem

Em momentos de turbulência, os investidores se questionam: afinal, é hora de comprar ou vender ações? Veja a resposta para as dúvidas que surgem nesse momento de instabilidade

1) É hora de sair da Bolsa?


O investidor que resgatar suas ações agora estará realizando um prejuízo, que por enquanto é só na cotação do papel. Como o investimento em ações é sempre indicado para o longo prazo, o indicado é aguardar a recuperação da Bovespa, sem desespero e sem data para sair.

2) É hora de comprar mais ações?

Em momentos de baixa do mercado, quem tem sangue frio pode sim reforçar a carteira comprando mais papeis - principalmente porque muitos ficam abaixo de um 'valor justo'. No entanto, saber ao certo quando a Bolsa atingiu o fundo do poço é algo muito difícil. Por isso, se você se considera um investidor agressivo, faça compras graduais.

3) Estou muito preocupado com as minhas ações e não consigo parar de olhar meu home broker. O que eu faço?

Dizem que o bom investimento é aquele que não tira a sua noite de sono. Se a oscilação do mercado te deixa extremamente preocupado, provavelmente você não tem um perfil agressivo. Talvez seja melhor optar por algo em que você se sinta mais seguro.

4) Frequento fóruns de discussão e muitas pessoas estão indicando uma ação. Devo comprar?

Não siga a manada. O investidor deve procurar orientação profissional e não pedir conselhos a outros aplicadores que podem ou não estar bem informados.

5) Vou permanecer na Bolsa. É uma boa alternativa alugar minhas ações?

É uma ótima opção para quem investe no longo prazo. O aluguel de ações, feito por meio de corretoras, permite que a carteira tenha uma rentabilidade melhor com a taxa de locação. No site da CBLC (Câmara Brasileira de Liquidação e Custódia) é possível observar essas taxas.

6) Aposto em uma empresa. Devo me concentrar nela?

Concentração de carteira nunca foi algo recomendado, ainda mais em um momento de tanta incerteza. Por isso, a dica é diversificar o portfólio de ações.

7) Como ter alguma vantagem tributária com a queda das ações?

Se você teve prejuízo com a venda de ações pode abater no Imposto de Renda que será cobrado em operações nas quais você teve lucro.

8) Estou pensando em vender meu carro e colocar tudo na Bolsa já que está barato.

Vale lembrar que o investidor só deve aplicar aquilo que pode perder. Se é um dinheiro que não irá fazer falta, vale o investimento. Caso contrário não. Lembre-se de que em 2009 quando muitos especialistas achavam que a Bolsa já havia caído muito ela recuou ainda mais até o nível de 37 mil pontos.

9) É um bom momento para comprar dólar para investir?

Especialistas não indicam o dólar como investimento. Porém, se você possui alguma dívida na moeda americana ou vai viajar ao exterior, o ideal é fazer compras graduais. O dólar caiu muito nos últimos meses, mas ninguém sabe ao certo sua tendência agora com o agravamento da crise.

10) O juro vai subir?

Apesar do risco inflacionário, o cenário mudou desde a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Analistas já falam em uma parada do ciclo de alta do juro pois uma Selic alta neste momento representaria uma desaceleração na economia em um momento em que o receio é justamente de que a economia mundial continue parada.
Agência Estado
PUBLICIDADE
Continue lendo
Bebidas

Bacardi compra Patrón Tequila por US$ 5 bilhões

23 JAN 2018 às 11h28
Lançamento na segunda-feira

Multinacional confirma unidade em Londrina

13 JAN 2018 às 15h39
Variações

Preço da gasolina diminui e do diesel sobe hoje nas refinarias

03 JAN 2018 às 08h55
Nas vésperas no Natal

Bom movimento nos shoppings; chuva atrapalha vendas no Centro

5
23 DEZ 2017 às 13h28
Novidade

Entram em vigor novas regras para divulgação de preços no e-commerce

23 DEZ 2017 às 13h11
Edições especiais da Nintendo

Videogames portáteis atraem gamers de todas as idades neste Natal

21 DEZ 2017 às 13h11
Veja mais e a capa do canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados