Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba como cobrar

Veja dicas de como reverter o calote

Redação Bonde com Agência Estado
21 set 2011 às 10:33
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Banco Central espera 90 dias para classificar como inadimplente o cliente que tem dívidas em atraso. Mas a pequena ou média empresa não tem condiçoes de esperar tanto tempo assim e deve tomar medidas assim que constatar o inadimplência. para tentar a empresa já deve tomar medidas que ajudem a reaver o crédito, mas com cuidado para não perder o cliente. Em agosto, o índice de inadimplência teve alta de 5,14% em relação a julho e 6,37% frente a agosto do ano passado, informa a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). É tempo de procurar, portanto, os devedores.

Negociação

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para fazer esse contato, a empresa precisa ter bom senso. Os especialistas recomendam telefonar para o cliente até no máximo o décimo dia de atraso, informando que o pagamento não foi registrado. É a oportunidade de perguntar se houve algum engano. Caso o cliente confirme que realmente não pagou, a empresa deve se mostrar disposta a entender suas razões e negociar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fase de aprovação

Prefeitura quer beneficiar contribuintes em dia no IPTU com descontos progressivos

Imagem de destaque
Preços a partir de R$ 5

Associação de Voluntários do HU promove bazar beneficente

Imagem de destaque
Neste final de semana

Shopping de Londrina fará liquidação fora de época com descontos de até 70%

Imagem de destaque
Aproveite!

Bazar em Cambé venderá roupas a partir de R$ 2


Cobrança

Publicidade


Caso não haja renegociação da dívida ou o acordo não seja cumprido, a empresa pode insistir em uma cobrança informal ou registrar o devedor em listas de proteção de crédito. Nesse caso, o devedor vai receber uma carta de notificação, dizendo que ele tem dez dias para regularizar o débito antes que seu nome seja publicado no cadastro.


Mas se a situação não se resolver mesmo assim, as próximas alternativas que a empresa dispõe para recuperar o crédito são mais caras – e mais radicais. Protestar a dívida em cartório, contratar uma empresa de cobrança ou ir à Justiça em busca do dinheiro vão lhe custar ao menos 10% do valor da dívida.


Rentabilidade

"Ao desenhar o procedimento que a empresa deve adotar seja para evitar a inadimplência seja para cobrar seus devedores, o empresário deve se lembrar que minimizar o número de calotes é fundamental para aumentar sua rentabilidade", destaca Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da Serasa Experian. "Por isso, esse tema deve ser central na gestão do negócio, ainda mais diante de um cenário econômico que apresenta tantas incertezas."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade