12/11/19
33º/20ºLONDRINA
PUBLICIDADE
ALEP

Projeto de Lei tenta beneficiar alunos com dislexia no PR

Um projeto de Lei (n° 398/2001) proposto pelo deputado Dr. Batista (PMN) pretende criar o Programa Semana de Identificação da Dislexia na Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná. A proposta entra em votação no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) nesta segunda-feira (4).

A dislexia acontece decorrente de uma defasagem localizada no lado esquerdo do cérebro, e se caracteriza por acarretar dificuldades na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado, especialmente na decodificação das palavras.


De acordo com o deputado, as pessoas costumam associar a dislexia à má alfabetização, problemas de desatenção, baixa condição socioeconômica, desmotivação e pouca inteligência. Esta associação, segundo o deputado, ocorre por causa da falta de informações.

Ainda segundo o parlamentar, além da discriminação não há o apoio necessário para que os disléxicos possam superar o problema. Por isso, com este projeto de lei, o que se propõe é a aplicação de exames no conjunto dos estudantes matriculados nas escolas estaduais, com enfoque para aqueles do ensino fundamental.
Redação Bonde com ALEP
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal