Educação

Enem 2021: locais de prova estão disponíveis para quem vai fazer o exame em janeiro

30 dez 2021 às 08:07

Candidatos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 que farão as provas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 já podem conferir os locais de prova. A consulta é feita no Cartão de Confirmação, disponível na Página do Participante, no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).


O Cartão de Confirmação foi disponibilizado nessa segunda-feira (27) e contém data, local e horário de aplicação; número de inscrição; opção de língua estrangeira selecionada; e dados de atendimento especializado e nome social.


As provas do Enem serão aplicadas em janeiro para os participantes que tiveram problemas logísticos no exame aplicado em novembro, como falta de luz ou doenças, e conseguiram o direito à reaplicação; participantes isentos no Enem 2020 que faltaram à prova e conseguiram o direito de participar da avaliação e pessoas privadas de liberdade ou sob medidas socioeducativas (Enem PPL).


O Enem é considerado o maior vestibular do país, pois a partir da sua realização é possível ingressar no ensino superior através dos programas de incentivo educacional como o Sisu (Sistema Unificado de Seleção), o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Prouni (Programa Universidade para Todos).  

De acordo com o Inep, 3,1 milhões de inscritos devem fazer o Enem 2021. Destes, cerca de 3 milhões vão realizar provas impressas e 68,8 mil farão a modalidade digital. Os itens das duas versões de avaliação serão idênticos, segundo o Inep.  


Independentemente da data de aplicação, a prova será composta da seguinte maneira: 


1º dia: 45 questões de Linguagens e Códigos + Redação + 45 perguntas de Ciências Humanas 


2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 perguntas de Matemática 


Os portões são abertos às 12h e fechados às 13h. Já as provas são distribuídas às 13h30 (horário de Brasília).  O gabarito costuma ser divulgado em três dias úteis após o último domingo de provas.  

Continue lendo