Enem/Enade

Mais de 8 milhões participam da segunda maior edição do Enem

04 nov 2016 às 17:43

Neste sábado (5) e domingo (6), mais de 8 milhões de pessoas farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil. Esta é a segunda maior edição do exame, atrás apenas de 2014. O total de inscritos é de 8.627.195, sendo 58% do gênero feminino e 42% masculino. Desses, 57% já concluíram o ensino médio e 22% irão concluir em 2016.

Três novidades marcam a edição de 2016. Pela primeira vez, todos os participantes terão coleta de dado biométrico, que será realizada pelo chefe de sala durante a aplicação. Outra novidade é a utilização de detectores de metais, na entrada e na saída dos banheiros, em todos os participantes e não mais por amostra. Também é a primeira vez que os inscritos podem acompanhar todas as fases do exame por um aplicativo para tablets e smartphones.


Provas


Os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). A aplicação das provas começa às 13h30. No sábado, as provas são de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração. No domingo, será a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, em 5 horas e 30 minutos.


Ocupações


Por causa das manifestações, os inscritos no Enem que fariam prova em 364 escolas e instituições de ensino superior tiveram sua data de prova adiada para 3 e 4 de dezembro. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deram o prazo de 12 dias para que as escolas fossem desocupadas a tempo da complexa logística do Enem ser possível.


Os 240.304 inscritos afetados pelas ocupações foram avisados pelo Inep por meio de SMS, e-mail, além de divulgação na Página do Participante. Será possível, ainda, acessar o aplicativo Enem 2016 ou se informar pelo 0800 616161. A lista atualizada com os locais de prova onde o exame foi adiado está disponível no site do Inep (www.inep.gov.br). Do ponto de vista da prova, os novos itens serão equivalentes, de modo a garantir a isonomia do Enem.


Em Londrina, não houve adiamento do exame para nenhum inscrito.


Não esqueça

É obrigatório levar um documento de identificação original com foto válido e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Recomenda-se levar também o Cartão de Confirmação da Inscrição, embora ele não seja obrigatório.


Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente – O uso de caneta de outra cor poderá comprometer a leitura ótica do Cartão-Resposta.


Cartão de Confirmação da Inscrição – Recomenda-se ao inscrito levar o cartão nos dias da prova para conferência do endereço do local de aplicação e da sala. O cartão, disponibilizado na Página do Participante e no aplicativo Enem 2016, informa: número de inscrição; data e horário do exame; local de realização das provas; indicação do atendimento específico ou especializado (se for o caso); opção de língua estrangeira e solicitação de certificação (se for o caso).


O cartão de confirmação de inscrição pode ser impresso, informando CPF e senha na Página do Participante. Em caso de esquecimento da senha, a recuperação deverá ser feita na Página do Participante ou no aplicativo Enem 2016. O participante poderá alterar a senha de acesso ou solicitar o envio de nova senha por e-mail ou SMS no celular, ambos informados no ato da inscrição.


Documentos Válidos - Para realizar as provas do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Em caso de perda, extravio, furto ou roubo de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame. São aceitos os documentos:


-Cédulas de identidade (RG), emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
-Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
-Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade;
-Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997;
-Certificado de Dispensa de Incorporação;
-Certificado de Reservista;
Passaporte;
-Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
-Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;


Motivos para eliminação


Prestar, em qualquer documento ou no sistema de inscrição, declaração falsa ou inexata, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei;


Perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do exame;


Comunicar-se verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, com outro participante, durante as provas;


Portar, após ingressar na sala de provas, qualquer tipo de equipamento eletrônico e de comunicação;


Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do Exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei;


Utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do exame;


Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um aplicador ou ausentar-se em definitivo antes de decorridas duas horas do início das provas;


Não entregar ao aplicador o Cartão-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho ao terminar as provas;


Não entregar ao aplicador o Caderno de Questões, exceto ao deixar em definitivo a sala de provas nos últimos 30 minutos que antecedem o término das provas;


Ausentar-se da sala de provas com o Cartão-Resposta e/ou com a Folha de Redação e a Folha de Rascunho;


Não atender às orientações da equipe de aplicação durante a realização do exame;
Não guardar, desligado e em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos e objetos;


Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;


Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte;


Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante;


Recusar-se, injustificadamente, a ser submetidas à revista eletrônica, coleta de dado biométrico e ter seus objetos revistados eletronicamente;


Não aguardar em sala de provas das 13h às 13h30 para iniciar as provas;
Não apresentar, no prazo estipulado, os documentos solicitados pelo Inep.


Formato


As provas do Enem são compostas por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação.


5 de novembro
Provas: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo disponível: 4 horas e 30 minutos


6 de novembro
Provas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Tempo disponível: 5 horas e 30 minutos


Recomendações


Antes de iniciar a prova, o participante deve verificar se o caderno de questões contém a quantidade de 45 questões indicada no Cartão-Resposta.


O participante deve marcar no Cartão-Resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e, ainda, transcrever a frase apresentada na capa do caderno de questões.


As Folhas de Rascunho e as marcações assinaladas nos Cadernos de Questões não são consideradas para fins de correção.


Redação


A prova discursiva será realizada no segundo dia do Enem, 6 de novembro, junto com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.


A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores.


O participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.


O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos.


O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos.

Motivos para tirar zero na redação


Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;


Entregar a folha de redação sem texto escrito;


Escrever até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo;


Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;


Desrespeito aos direitos humanos;


Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.


As linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.


Resultados


Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep (portal.inep.gov.br) e no aplicativo do Enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.
Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2016, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.


Números


Inscrições
Inscrições Totais: 9.276.329
Inscrições Confirmadas: 8.627.195 (93%)
Inscrições Não Confirmadas: 649.134 (7%)


Aplicação
Municípios com aplicação: 1.727
Locais de prova: 16.476


Solicitações
Uso de nome social: 407
Atendimentos especializados: 68.907
Atendimentos específicos: 101.896


Capacitações
Eventos de alinhamento e capacitações realizados: 19.553
Colaboradores de instituições aplicadoras capacitados: 511.188
Colaboradores participantes no EADs: 506.670
Chefes de sala e aplicadores capacitados no dia do evento: 17.780


Equipe envolvida
Total de colaboradores: 628.925, sendo:
Colaboradores de instituições aplicadoras: 600 mil
Funcionários da ECT: 15.500
Agentes de segurança pública: 13 mil
Policiais rodoviários: 85
Bombeiros: 340


Materiais impressos
Provas: 18 milhões
Materiais administrativos: 33 milhões


Segurança
Batalhões usados no armazenamento das provas: 60
Espaços militares armazenando prova: 13.870 metros quadrados
Centros integrados de monitoramento: 27


Distribuição
Malotes: 77 mil
Contêineres leves desmontáveis: 3 mil
Rotas de distribuição escoltadas: 6.100
Quilômetros percorridos: 309 mil
Escoltas de interiorização: 1.800
Veículos ECT: 3.050
Transporte a municípios de difícil acesso: 63

Confira o edital do exame.


Continue lendo