Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Incerto

MEC estuda realização do Enem em um único dia

Agência Estado
18 jan 2017 às 18:00
- Reprodução/Inep
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Educação estuda a possibilidade de aplicar o Exame do Ensino Nacional (Enem) em apenas um dia em 2017. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (18), pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, após aval dos técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O MEC publicou nesta terça-feira uma consulta a estudantes, professores e especialistas para colher opiniões sobre possíveis mudanças no Enem. Na consulta, que ficará no ar até 10 de fevereiro, o MEC pergunta se deve ser mantido o atual formato de aplicação do exame (dois dias) ou um único dia; quais dias da semana o estudante prefere e o que acha da realização da prova em computador. "A gente precisa tomar uma decisão levando em consideração a opinião das pessoas", disse o ministro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mendonça explicou que a preocupação é com a garantia de que tecnicamente o Enem não perderá a qualidade por qualquer conveniência. Ele admitiu que financeiramente é mais barato realizar o exame em um único dia. Se o MEC optar pela aplicação em um dia, a prova poderá ter de 90 a 100 questões. "Nenhum conteúdo será desprezado", enfatizou.

Leia mais:

Imagem de destaque
9.714 inscritos em Londrina

Estudantes fazem hoje provas de exatas no Enem 2022

Imagem de destaque
Prepare-se!

Veja 10 dicas para ter um bom desempenho na redação do Enem

Imagem de destaque
Enem

Na prova de Redação, sexo feminino obtém nota maior

Imagem de destaque
De 2016

72% dos mil melhores na prova do Enem são homens


Outra mudança anunciada nesta quarta-feira pelo MEC é a utilização do Enem para o estudante conseguir a certificação do Ensino Médio, opção adotada por pouco mais de 1 milhão de estudantes jovens e adultos que fazem o antigo supletivo (hoje Enseja). A partir deste ano, esses estudantes terão de fazer um exame específico para conseguir a certificação. Eles, no entanto, não estarão impedidos de participar do Enem.

Publicidade


Com a divulgação das notas do Enem, o MEC informou também o calendário do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Os estudantes que procuram uma vaga no ensino superior poderão se inscrever de 24 a 27 de janeiro. Nesta edição, referente ao primeiro semestre do ano, serão 238.397 vagas em 131 universidades e institutos federais e estaduais.


Segundo o MEC, o número de vagas é 4,5% maior que o ofertado no primeiro semestre do ano passado. Cada candidato poderá fazer a inscrição na página do Sisu na internet em até duas opções de curso. A oferta é para estudantes que participaram do Enem e está condicionando aos que não zeraram a nota da redação.

Já as inscrições para o Prouni começam no dia 30 de janeiro e vão até 2 de fevereiro. O calendário do Fies será aberto de 6 a 9 de fevereiro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade