Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Enem

MEC quer novo exame para conclusão do ensino médio

Agência Brasil
12 jan 2016 às 15:34
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Educação (MEC) quer um novo exame para a certificação de conclusão do ensino médio. Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser usado com esta finalidade. Segundo o ministro da educação, Aloizio Mercadante, a pasta estuda uma forma de melhor avaliar os estudantes.

"Estamos estudando separar os dois públicos, os alunos que estão buscando a certificação e os que estão tentando o acesso à faculdade", disse hoje o ministro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para obter a certificação de conclusão do ensino médio é preciso obter pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas do Enem e nota maior a 500 pontos na redação. Para obter a certificação é preciso ter 18 anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
9.714 inscritos em Londrina

Estudantes fazem hoje provas de exatas no Enem 2022

Imagem de destaque
Prepare-se!

Veja 10 dicas para ter um bom desempenho na redação do Enem

Imagem de destaque
Enem

Na prova de Redação, sexo feminino obtém nota maior

Imagem de destaque
De 2016

72% dos mil melhores na prova do Enem são homens


O ministro não detalhou como seria o novo exame. Na edição de 2014 do Enem, dos 631.071 que fizeram o Enem para obter a certificação, apenas 67.254 candidatos (10,6%) atingiram os requisitos mínimos.

A nota do Enem pode ser usada também para ingressar no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), concorrer a bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, é usado como critério para participar do Programa Ciência sem Fronteiras e do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade