Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Solicitação de dispensa

Universitários que faltaram ao Enade têm até sexta-feira para regularizar situação

Portal Brasil
26 jan 2016 às 15:06
- José Cruz/ABr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estudantes que faltaram à edição de 2015 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em novembro passado, têm até a próxima sexta-feira (29) pra regularizar a situação. Para isso, é preciso comprovar o motivo da ausência e solicitar dispensa da avaliação. O pedido deve ser apresentado à instituição de educação superior na qual o estudante está matriculado.

Entra nessa regra o estudante que não tenha participado do Enade por motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes de caráter pessoal, devida e formalmente justificados. O histórico escolar terá menção "estudante dispensado de realização do Enade, por razão de ordem pessoal". A última edição do Enade teve 551.683 inscritos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em caso de deferimento, o coordenador do curso registrará a situação em sistema on-line específico, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Leia mais:

Imagem de destaque
9.714 inscritos em Londrina

Estudantes fazem hoje provas de exatas no Enem 2022

Imagem de destaque
Prepare-se!

Veja 10 dicas para ter um bom desempenho na redação do Enem

Imagem de destaque
Enem

Na prova de Redação, sexo feminino obtém nota maior

Imagem de destaque
De 2016

72% dos mil melhores na prova do Enem são homens


Quem tiver o pedido indeferido pela instituição poderá solicitar a dispensa diretamente ao Inep, de 8 a 22 de fevereiro de 2016. Nesse caso, terá de apresentar requerimento de dispensa, declaração original de aluno regular e habilitado ao exame de 2015, comprovada por assinatura do responsável na instituição, e original ou cópia autenticada do documento comprobatório do impedimento para a participação. Os dois primeiros documentos estarão disponíveis no portal do Inep.

Publicidade


Portaria


É importante lembrar que, de acordo com a Portaria 548/2015, que define as normas para os pedidos de dispensa, aqueles que não preencheram o questionário do estudante estão em situação irregular junto ao Enade 2015, mesmo que tenham realizado a prova. O questionário estará disponível para preenchimento até 22 de fevereiro de 2016, na página do exame na internet.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade