De acordo com a estudante L.V., de 17 anos, na quinta-feira terá o mutirão da limpeza. "Já limpamos todo o colégio e temos o apoio da comunidade entre várias doações. Além disso, não temos liderança, nosso movimento é horizontal e estamos todos ajudando", afirma.
Divulgação/Ocupa Nilo Peçanha

Conforme a estudante, os alunos têm vários contatos com professores, outros alunos, entre outros, que se ofereceram por meio da página do Ocupa Nilo Peçanha no Facebook, para ministrar oficinas e palestras aos alunos ocupados. Os temas das próximas oficinas e palestras serão: gênero, escola sem partido, dança, redação, psicodrama, técnica vocal, entre outros.
"O mutirão está sendo organizado através da ajuda de cada um que está divulgando e participando. Temos a ajuda da UEL e de vários estudantes de outras escolas ocupadas", diz a estudante.
A alimentação está sendo feita no colégio. Conforme a aluna, nesta terça-feira (18), chegou o fogão e nesta quarta, vai chegar a geladeira. Vários alimentos foram doados aos estudantes. "Os moradores estão ajudando".
Para que a organização seja mantida, há regras:
Divulgação/Ocupa Nilo Peçanha

Aproximadamente 45 alunos passam pelo colégio durante o dia.
Alunas secundaristas que desde o início deste mês vêm ocupando escolas públicas no Estado como forma de protesto foram recebidos pelos vereadores durante a sessão ordinária desta terça-feira (18) na Câmara e reivindicaram apoio dos parlamentares à mobilização.
Participaram da visita ao Legislativo estudantes de oito instituições de ensino, acompanhados de pais e professores. Eleitos para representar o grupo, três alunos falaram sobre as razões do movimento.
Na última atualização divulgada na página do movimento Ocupa Paraná no Facebook, na tarde desta terça-feira (18), foram registradas 688 escolas estaduais ocupadas, além de 11 universidades e três Núcleos Regionais de Educação (NRE): Laranjeiras do Sul, Pato Branco e Maringá. No entanto, a lista é parcial: segundo o movimento, algumas escolas ainda não foram incluídas.
Conforme atualizações da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o número de escolas que funcionam normalmente no Paraná é de 47,5%, parcialmente chegam a 21% e totalmente paralisadas 4,5%. Já o restante, aproximadamente 670 escolas, está em recesso. Em todo o Estado, são 1.165.064 alunos matriculados em 2.144 escolas localizadas em 399 cidades.
Fernanda Circhia - Redação Bonde