18/04/21
PUBLICIDADE
Depoimento

'Não temos liderança, estamos todos ajudando', diz aluna de colégio ocupado em Londrina

Alunos do Colégio Estadual Nilo Peçanha, localizado na rua Iapó, na Vila Nova, região Central de Londrina, ocupado na última segunda-feira (17), estão com várias oficinas, palestras e mutirões de limpeza agendados para a semana inteira.

De acordo com a estudante L.V., de 17 anos, na quinta-feira terá o mutirão da limpeza. "Já limpamos todo o colégio e temos o apoio da comunidade entre várias doações. Além disso, não temos liderança, nosso movimento é horizontal e estamos todos ajudando", afirma.


Divulgação/Ocupa Nilo Peçanha
Divulgação/Ocupa Nilo Peçanha


Conforme a estudante, os alunos têm vários contatos com professores, outros alunos, entre outros, que se ofereceram por meio da página do Ocupa Nilo Peçanha no Facebook, para ministrar oficinas e palestras aos alunos ocupados. Os temas das próximas oficinas e palestras serão: gênero, escola sem partido, dança, redação, psicodrama, técnica vocal, entre outros.

"O mutirão está sendo organizado através da ajuda de cada um que está divulgando e participando. Temos a ajuda da UEL e de vários estudantes de outras escolas ocupadas", diz a estudante.

A alimentação está sendo feita no colégio. Conforme a aluna, nesta terça-feira (18), chegou o fogão e nesta quarta, vai chegar a geladeira. Vários alimentos foram doados aos estudantes. "Os moradores estão ajudando".

Para que a organização seja mantida, há regras:

Divulgação/Ocupa Nilo Peçanha
Divulgação/Ocupa Nilo Peçanha


Aproximadamente 45 alunos passam pelo colégio durante o dia.

Alunas secundaristas que desde o início deste mês vêm ocupando escolas públicas no Estado como forma de protesto foram recebidos pelos vereadores durante a sessão ordinária desta terça-feira (18) na Câmara e reivindicaram apoio dos parlamentares à mobilização.

Participaram da visita ao Legislativo estudantes de oito instituições de ensino, acompanhados de pais e professores. Eleitos para representar o grupo, três alunos falaram sobre as razões do movimento.

Na última atualização divulgada na página do movimento Ocupa Paraná no Facebook, na tarde desta terça-feira (18), foram registradas 688 escolas estaduais ocupadas, além de 11 universidades e três Núcleos Regionais de Educação (NRE): Laranjeiras do Sul, Pato Branco e Maringá. No entanto, a lista é parcial: segundo o movimento, algumas escolas ainda não foram incluídas.

Conforme atualizações da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o número de escolas que funcionam normalmente no Paraná é de 47,5%, parcialmente chegam a 21% e totalmente paralisadas 4,5%. Já o restante, aproximadamente 670 escolas, está em recesso. Em todo o Estado, são 1.165.064 alunos matriculados em 2.144 escolas localizadas em 399 cidades.

Fernanda Circhia - Redação Bonde
Continue lendo
Entenda

Unicentro terá novo centro especializado em reabilitação

17 ABR 2021 às 10h00
Prêmios de até R$ 34,7 mil!

Inscrições para o Prêmio de Ciência e Tecnologia seguem até 30 de junho

17 ABR 2021 às 01h00
Veja data

Decreto prorroga suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas de Londrina

16 ABR 2021 às 19h58
Garanta a sua inscrição!

Curso gratuito e online vai abordar manejo de animais em situação de desastres ambientais

16 ABR 2021 às 18h00
Conheça

Curso pré-vestibular oferece bolsa em homenagem a escritora Carolina Maria de Jesus

16 ABR 2021 às 17h46
Segurança

Prefeitura de Londrina já instalou alarmes em 78 escolas municipais

16 ABR 2021 às 17h32
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados