30/09/20
PUBLICIDADE
Insatisfeitos

Professores do Paraná decidem por nova greve a partir do dia 17

Por unanimidade, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato) decidiu, durante reunião realizada nesta quinta-feira (6) em Curitiba, por oficializar o início da greve da categoria para o próximo dia 17 em todo o Estado. Uma assembleia foi marcada para a quarta-feira da semana que vem apenas para oficializar a decisão.

Representantes da APP afirmam que a paralisação foi motivada depois das propostas apresentadas pelo governo Temer relacionadas à educação - como a reforma do ensino médio - e o cancelamento do reajuste do funcionalismo público paranaense, projeto já encaminhado pelo governador Beto Richa (PSDB) para votação na Assembleia Legislativa. A matéria prevê a suspensão do pagamento integral da inflação de 2016, item que foi acordado com os professores e que culminou no encerramento dos 74 dias de greve no ano passado.


Reprodução/APP Sindicato
Reprodução/APP <a href='/tags/sindicato/' rel='noreferrer' target='_blank'>Sindicato</a>


De acordo com Bruno Garcia, uma das lideranças da APP Sindicato em Londrina, a PEC 241 também não é vista com bons olhos. O assunto propõe a implantação de um novo regime fiscal no Brasil, limitando assim os gastos e investimentos do poder público em diversas áreas. "A insatisfação é geral. É um grande embate que estamos travando", comentou o representante.

A decepção foi maior depois que Richa assinou lei garantindo as alterações salariais. Sem a garantia de reajuste, a APP 'representa parte de um setor, dentre vários, como saúde e segurança pública, que já demonstraram descontentamento com o projeto.' A indignação foi demonstrada no plenário da Assembleia. A oposição avaliou como "calote" a posição do governo estadual.

Enquanto isso, a APP solicita sensibilização e compreensão por parte da comunidade, principalmente a escolar. "Os próprios alunos têm se mobilizado, mostrando que essa decisão, caso seja aprovada pelos deputados estaduais, prejudica a todos", disse Garcia. A União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes) agendou encontrou para esta sexta-feira (7), a partir de 13h30, na Concha Acústica, para decidir sobre uma possível greve da classe estudantil.

UEL

Também em assembleia na manhã desta quinta-feira, o Sindicato dos Servidores Públicos Técnicos-Administrativos da Universidade Estadual de Londrina (Assuel) decretou estado de greve pelo projeto que revoga a reposição salarial em janeiro de 2017. Os servidores organizarão uma caravana para pressionar os deputados durante a votação do projeto na Assembleia Legislativa (AL).

"Ficamos atentos à discussão e provavelmente vamos chamar uma nova assembleia na próxima quinta-feira para decidir se sairemos de greve a partir do dia 17", afirmou o tesoureiro do sindicato, Arnaldo Mello.

'ABERTO À DIÁLOGOS'


Ricardo Almeida / ANPr
Ricardo Almeida / ANPr


Na noite desta quinta-feira, o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, reafirmou, durante reunião com a direção do sindicato dos professores, a disposição do Governo do Paraná para o diálogo com os servidores sobre as questões que impactam a folha de pessoal do Estado. Na ocasião, também, assumiu o compromisso de que nenhuma das mensagens que tratam do orçamento de 2017, encaminhadas na semana passada para a Assembleia Legislativa, será votada antes do final de novembro.

Rossoni argumentou ainda que uma greve neste momento, como articulam os servidores, só causaria prejuízos à população.Outro compromisso firmado pelo chefe da Casa Civil com os representantes do magistério é a realização de uma audiência com a participação de todos os sindicatos de servidores. Na qual, o secretário da Fazenda e técnicos da receita deverão explanar a situação das finanças do Estado. Segundo ele, a intenção do Governo é iniciar os pagamentos de promoções e progressões a partir de janeiro de 2017, a todas as categorias do funcionalismo.

(Atualizado às 21h13)
Rafael Machado e Gabriela Nogueira - Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
5 e 6 de outubro
UEM promove a 14ª Mostra de Profissões em formato virtual
29 SET 2020 às 16h19
Direito e psicologia
Evento discute o ambiente familiar no contexto do coronavírus
29 SET 2020 às 11h42
Saiba mais
Paraná autoriza aulas presenciais dos últimos anos de cursos da Saúde
29 SET 2020 às 10h44
Estudos
Veja 5 dicas para ir bem nos concursos públicos
29 SET 2020 às 10h24
Aulas suspensas
Com nova rotina, campus da UEL muda paisagem e recebe animais silvestres
28 SET 2020 às 17h49
2º semestre de 2020
Inscrições para bolsas remanescentes do ProUni terminam quarta-feira
28 SET 2020 às 14h37
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados