15/07/20
24º/16ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Foco nos estudos

Dicas para quem está se preparando para o Enem

Faltando pouco mais de um mês para a prova de redação do Enem, a sugestão dos professores é analisar as provas passadas e trabalhar a compreensão dos temas que já foram propostos. A professora Carolina Darolt sugere que os alunos façam exercícios para entender o tema como um todo, não só escrever o texto.

"Às vésperas da prova, montar uma boa estrutura em relação a temas passados seria mais produtivo do que só produzir redações excessivamente. Refletir sobre os temas agora talvez seja tão importante quanto produzir textos", diz.


Segundo ela, um bom exercício é pegar as cinco últimas provas e ler o tema e a coletânea de textos que acompanham a proposta. Depois da leitura, é importante montar uma estrutura de argumentação, ou seja, analisar qual seria a tese apresentada diante do tema e quais seriam os argumentos.

O texto da redação do Enem deve ser dissertativo e o candidato deve apresentar uma proposta de solução para o problema proposto, a chamada intervenção. Também deve ser apresentada uma referência textual sobre o tema. "Não precisa ser filósofo ou fato histórico, pode ser uma música, uma leitura, um documentário. Pensar em referências que poderiam valorizar a argumentação", diz Carolina.

Os professores também destacam a importância de o aluno estar atualizado com os noticiários. "Isso demonstra que ele é um candidato inserido no mundo, fortalece e dá credibilidade para a argumentação", explica Carolina. Já o professor Vieira alerta que é preciso ter cuidado com a fonte das informações, especialmente na internet, onde há muitas notícias falsas.

Maria Aparecida Custódio diz que, nessa reta final não adianta tentar recuperar o tempo perdido, fazendo uma redação por dia, pois isso vai fazer com que a qualidade dos textos não seja boa. O que o aluno deve fazer, segundo ela, é observar as redações que tiveram uma nota boa no ano passado, pois os critérios estão sendo mantidos.

Neste ano, a prova do Enem será realizada em dois domingos. Em 5 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos, redação e ciências humanas. No dia 12 de novembro será a vez das provas de ciências da natureza e matemática. O exame será aplicado em 1.724 municípios, para 6.731.203 inscritos.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Educação básica
Provas do Pisa de 2021 e 2024 são adiadas por causa da pandemia de Covid-19
14 JUL 2020 às 15h11
Confira!
Resultado do Sisu do segundo semestre já está disponível no site
14 JUL 2020 às 11h28
Opinião de especialista
Ensino híbrido é tendência para a vida escolar no mundo pós-pandemia
14 JUL 2020 às 10h21
Ainda cabe recurso
USP afasta aluno acusado de fraudar sistema de cotas
14 JUL 2020 às 09h41
Inscrições abertas
Prêmio selecionará projeto de professores contra Covid-19
13 JUL 2020 às 12h00
Ensino superior
MEC diz que resultado do Sisu será divulgado nesta terça-feira
13 JUL 2020 às 10h30
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados