Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
EDUCAÇÃO

Oito estudantes do PR se classificam para a final da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial

Redação Bonde com AEN-PR
18 jun 2025 às 15:45

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Paraná classificou oito alunos para a fase final da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA). Ao todo são 28 alunos finalistas de todo o Brasil, sendo o Paraná o segundo Estado com mais classificados, ficando atrás apenas de São Paulo, com nove estudantes. O resultado foi publicado pela comissão organizadora.


Nessa fase, 85 alunos de todo o país fizeram a prova da competição que já se encaminha para as etapas finais. Desses, o Paraná liderava o número de selecionados, com mais 34 participantes dos 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, o equivalente a 34%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A prova foi no final de maio, de forma presencial e teve duração de duas horas. Os estudantes tiveram que responder 10 questões de múltipla escolha com justificativa escrita.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONCURSO

Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda

Imagem de destaque
REVITALIZAÇÃO

Governo vai substituir salas de madeira do Colégio do Distrito de Maravilha, em Londrina

Imagem de destaque
APOSTAS VIRTUAIS

Gastos com bets adiam graduação para 34% dos jovens em 2025

Imagem de destaque
Cultura

Kinocidadão leva cinema e oficina de animação para crianças de escolas públicas


O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, destacou o protagonismo do Paraná nas olimpíadas do conhecimento. “Desde o início da ONIA, os alunos paranaenses se mostraram uma potência, mais da metade dos inscritos eram do Paraná. A cada etapa fomos liderando o número de aprovados e repetimos esse feito também na OBICT com mais de 10 mil alunos classificados para a terceira fase da competição”.

Publicidade


“Estamos muito satisfeitos e orgulhosos com o resultado dos estudantes paranaenses em olimpíadas do conhecimento como essa”, disse o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. “Tecnologia e Inteligência Artificial são temas caros e essenciais para cumprirmos com nosso objetivo maior enquanto rede pública estadual de educação: a formação de cidadãos capacitados, éticos e conscientes", afirmou.

Os 28 alunos classificados agora se preparam para a prova final da competição. A avaliação definirá os quatro estudantes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de IA (IOAI), que acontecerá no mês de agosto, em Pequim (China).

Publicidade


Anteriormente, 235 estudantes passaram por um treinamento preparatório para a competição internacional, onde tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e Ciência da Computação.  Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área.


Destaque nacional

Publicidade


Durante toda a competição, o Paraná vem se destacando. Ainda na primeira fase, focada em letramento digital, mais da metade dos inscritos de todo o Brasil (60.317) eram do Paraná, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 dos 3.332 estudantes eram paranaenses.


Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA. Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas