Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
a distância e presenciais

MEC divulga balanço de vagas oferecidas para o ensino superior em 2021

Redação Bonde com Agência Educa Mais Brasil
07 jan 2022 às 11:04
- Marcelo Camargo/ Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ano de 2021 foi o que mais gerou oportunidades para os interessados em ingressar no ensino superior. Aproximadamente 600 mil vagas nos cursos de graduação – a distância e presenciais – foram criadas em diversas áreas da educação. 


De acordo com o balanço divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) no último dia 31, para os cursos a distância foram disponibilizadas 436,3 mil vagas, e para os cursos presenciais cerca de 159,8 mil vagas foram ofertadas. Elas estão distribuídas nos 1.576 novos cursos autorizados em 2021, beneficiando mais de 650 instituições de educação superior. O índice foi o maior entre 2015 e 2021. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A graduação em Enfermagem lidera com 112 cursos superiores autorizados, seguida por Direito com 108, Pedagogia com 90, Psicologia com 85 e Administração com 72. O MEC também registrou bons índices de reconhecimento e renovação de cursos, com 925 cursos reconhecidos, e 8,2 mil que tiveram a condição de reconhecimento renovada. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Valor de R$ 700

UEL: inscrições para bolsas de inclusão social da Fundação Araucária vão até 3 de maio

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Imagem de destaque
Confira!

Concurso Nacional Unificado libera cartão de confirmação

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos


A avaliação dos cursos é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao ministério. Entre os critérios utilizados estão a infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica da faculdade. 

Publicidade


Ensino Superior com desconto


Com as vagas geradas no ano passado, o ingresso no ensino superior é uma realidade para diversas pessoas que sonhavam com a graduação. No entanto, muitas pessoas que planejam começar uma faculdade encontram dificuldades com os altos custos das mensalidades.


Pensando em facilitar a inclusão à educação, diversas iniciativas privadas, como o Educa Mais Brasil, e programas de ensino ofertam bolsas de estudos, que concedem descontos no pagamento das mensalidades. As bolsas ficam disponíveis durante todo o ano e não precisa da nota do Enem.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade