Os estudantes das redes pública e particular de Londrina, que cursam o Ensino Médio, terão a chance de mostrar seu talento como escritores no Concurso Novos Cronistas Londrix. As inscrições foram abertas nesta quarta-feira (20) e vão até o dia 20 de abril de 2019. O objetivo é criar espaço para o exercício literário e incentivar a ação da escrita entre os adolescentes.
Podem participar autores acima de 16 anos, ou de idade inferior, com a autorização dos responsáveis. As informações e inscrições estão disponíveis no site londrixliterario.wixsite.com/festivalliterario . Também podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] .
As crônicas selecionadas e classificadas serão publicadas em um livro, que terá distribuição gratuita, colocando as produções em destaque para que Londrina possa conhecer seus jovens autores. Ao todo, serão 20 textos escolhidos para a compilação. O resultado final do concurso será divulgado no dia 1º de maio deste ano, pelo mesmo site das inscrições. Os autores também serão informados pelo e-mail informado no momento da inscrição.
Leia mais:
Após prorrogação do MEC, inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Paraná inicia entrega de kits de materiais que atenderão alunos da rede estadual em 2025
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
O concurso será divulgado diretamente nas escolas e os trabalhos serão selecionados em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), que ficará responsável pela correção e avaliação dos trabalhos inscritos. A análise será feita sob coordenação do Departamento de Letras da instituição.
O concurso Novos Cronistas Londrix integra as ações do Festival Literário de Londrina – Londrix 15 anos, que terá programação em maio de 2019.
A crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, proporciona uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e, por muitas vezes, se identifica com as ações tomadas pelas personagens. Outro ponto característico é que, nesse formato de narrativa, o cronista tende a dialogar com o leitor e o texto costuma ser curto e de linguagem simples.
O concurso é idealizado pela Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA) e conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal. Há apoio da Cultural Londrina – escola de idiomas e RPC, e ainda parceria com o Museu Histórico de Londrina.
Outras informações podem ser obtidas com a coordenadora do concurso, Christine Vianna, pelo (43) 99941-7414.