Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja a programação!

Ações virtuais vão marcar 18ª Semana de Museus no Paraná

AEN-PR
15 mai 2020 às 16:11
- Kraw Penas/Arquivo SEEC
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na semana em que se comemora o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, o Museu Paranaense, Museu Oscar Niemeyer e o Museu da Imagem e do Som do Paraná promovem ações virtuais com base no tema da 18ª Semana de Museus: "Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.

Na programação estão palestras, debate e oficinas online, divulgação do acervo, sugestão e compartilhamento de estudos, filmes, artigos e sites interessantes relacionados ao tema da semana.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As atividades serão totalmente online, por meio das redes sociais de cada museu, e ocorrem de 18 a 24 de maio de 2020.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vão até dia 26

Jogos Escolares de Londrina são antecipados e competições começam na segunda-feira (8)

Imagem de destaque
Enem dos concursos

Concurso Nacional Unificado tem horário de provas divulgado

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Exército abre concurso público com 163 vagas na área da saúde

Imagem de destaque
Tempo indeterminado

Servidores federais de educação iniciam greve na quarta-feira


"A Semana de Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus para valorizar os museus brasileiros e trazer mais público aos espaços, cativando novos visitantes”, disse a coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Inês Kiyomi Koguissi Morikawa. "Infelizmente, a pandemia da Covid-19 e o fechamento dos museus inviabilizaram aproximação física nessa edição, mas isso não impede que possamos nos aproximar de forma virtual”, acrescentou.

Publicidade


PROGRAMAÇÃO


A programação do Museu Paranaense se concentra nos dias 18 a 20 de maio pelo Instagram (@museuparanaense), sempre a partir das 18h. No dia 18, o antropólogo Leonardo Campoy fala sobre "As potencialidades das deficiências”; e no dia 19, a antropóloga do museu Josiéli Spenassatto aborda o "Poder e Silenciamento: o problema da representatividade no acervo antropológico do MUPA”. Para finalizar, os dois pesquisadores participam de uma live debatendo as pesquisas apresentadas. Mais informações sobre as palestras em www.museuparanaense.pr.gov.br.

Publicidade


MON


O Museu Oscar Niemeyer fará mediações, com a postagem de obras do acervo e informações detalhadas, e oficinas online, incentivando o público a postar fotos que reflitam o tema da Semana de Museus.

Publicidade


As fotos serão repostadas ao final da semana pelas redes sociais da instituição (@museuoscarniemeyer no Facebook e Instagram). As ações ocorrem de 18 a 24. MIS - O Museu da Imagem e do Som do Paraná também terá postagens nas redes sociais (@misparana no Facebook e @mis_pr no Instagram) todos os dias da próxima semana. A série "Dicas do MIS” traz referências de estudo e reflexão sobre o tema proposto pelo Ibram, e vai compartilhar links de filmes, artigos e sites interessantes.


SEMANA DE MUSEUS

Publicidade


A Semana de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), que ocorre todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A ideia é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante; e intensificar a relação dos museus com a sociedade.


Em 2020 o tema é "Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, que leva reflexão sobre as desigualdades presentes na sociedade contemporânea e sobre a participação construtiva que os museus podem ter na valorização da diversidade e na promoção da inclusão.

Publicidade


SERVIÇO


Museu Oscar Niemeyer - MON
www.museuoscarniemeyer.org.br
Facebook e Instagram: @museuoscarniemeyer


Museu Paranaense - MUPA
www.museuparanaense.pr.gov.br
Facebook e Instagram: @museuparanaense

Museu da Imagem e do Som do Paraná - MIS-PR
www.mis.pr.gov.br
Facebook: @misparana
Instagram: @mis_pr


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade